Início>Atualidade>TUDO ISTO É SAL, para o bem e para o mal, serão organizado pela Associação Cultural de Rio Maior
Cultural

TUDO ISTO É SAL, para o bem e para o mal, serão organizado pela Associação Cultural de Rio Maior

A Associação Cultural do Concelho de Rio Maior organizou, na sexta-feira, dia 19 de Maio, um serão subordinado ao tema “TUDO ISTO É SAL, para o bem e para o mal“.

Uma perspetiva antropológica conduzida por Teresa Perdigão, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa.

A antropóloga conduziu os presentes por uma viagem à simbólica do sal, iniciando o percurso nos textos bíblicos, passando pelo Sermão aos Peixes do Padre António Vieira e aportando em Fernando Pessoa e José Saramago. Houve ainda ocasião para lembrar dois contos que, na tradição oral, dão notícia da importância do sal na vida. Não sem que fosse também intermediando com a proverbial sabedoria popular. O sal purificador, o sal maléfico, o sal como ponto de equilíbrio…

A oradora, que é autora de diversas obras literárias e de documentários sobre património cultural, contou com o calor humano que se registou em sala, não se escusando a dialogar com a assistência que também não se fez rogada, participando com diversas intervenções.

No final a Associação Cultural presenteou a palestrante com uma coleção de postais contendo desenhos alusivos à realidade riomaiorense e com uma peça de cerâmica da autoria de ceramista local.

O serão contou com a apresentação de Manuela Fialho e com o contributo de Ana Rita Bernardes, autora do cartaz publicitário do mesmo.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.