A iniciativa levada a cabo pela Cooperativa Cultural, Alma Maior em colaboração com a AJA (Associação José Afonso) e com a Câmara Municipal de Rio Maior, que decorreu no passado sábado, no Cineteatro de Rio Maior, foi considerada um êxito.
O espetáculo que esteve a cargo de Ana Ribeiro e Pedro Baranita, presenteou a numerosa assistência de mais de meia casa do Cineteatro, com uma lição sobre a vida e obra de Zeca Afonso.
Ana Ribeiro interpretou as músicas e Pedro Baranita apresentou o percurso de vida de José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos e o livro ” Todas as Canções – Partituras/Letras /Cifras.
No final do espetáculo foi sorteada uma serigrafia com a foto de José Afonso. Esta serigrafia tem a particularidade de nunca ter chegado a cumprir o fim para que foi desenhada, o anúncio de um concerto do Zeca Afonso e de Paco Ibanez, que se deveria ter realizado em Nantes, França, para a celebração do 1º de Maio de 1974, mas que o 25 Abril, fez com que Zeca Afonso respondesse: o Paco vai ter de cantar sozinho que a mim já ninguém me arranca daqui…