Início>Atualidade>Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada à Sustentabilidade
Incode

Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada à Sustentabilidade

A 8ª sessão do Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital dedicada à Sustentabilidade, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Tomar, no próximo dia 21 de março, com a participação do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

O evento decorre entre as 09h00 e as 16h00, e pretende dar voz a iniciativas locais e a projetos que promovem a capacitação digital.

Em paralelo e no mesmo local, irão decorrer quatro workshops presenciais nas áreas da saúde, cibersegurança e uso da internet, e para professores, com inscrição obrigatória:

1. 10h30 – Apps For Good – Durante o ano letivo, o Apps for Good junta professores e alunos em equipas na criação de uma app para resolver um problema da comunidade, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (através de uma metodologia de projeto). Este workshop dirigido a professores que lecionem qualquer área disciplinar, do 5º ao 12º ano, pretende que os participantes obtenham informações sobre a abordagem pedagógica inovadora do Apps for Good e experienciem algumas dinâmicas: criação de uma ideia, desenho de protótipo de app e a comunicação de uma ideia (pitch).

2. 10h00 MUDA – Eu Sou Digital: O EUSOUDIGITAL é um programa de iniciação ao digital, simples e gratuito. Desenvolvido a pensar em adultos com mais de 45 anos, com pouco ou nenhum contacto com a internet, esta formação vai ensinar a fazer pesquisas e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social e usar o correio eletrónico.

3. 14h30 – PTSOC & PSP – Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança – é um workshop dirigido a Empresas, Organizações e a todos os Profissionais. Tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da Cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital. Phishing, Engenharia Social, Fraude Online, Fake News e os princípios para uma atuação ciberresilente são alguns dos temas a abordar.

3. 14h30 – SPMS – SNS24 é uma formação dirigida ao cidadão comum e a profissionais de saúde. Ensinará a usar a App SNS24 e a área pessoal do portal, assim como a aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a Teleconsulta. Os balcões do SNS24 existentes na área da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os principais serviços prestados aos cidadãos em articulação com as unidades de saúde também estarão em análise, sem esquecer a Academia SNS.

As inscrições para o evento e para os workshops podem ser feitas aqui .

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.