As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda das heranças comuns do Património.
Neste sentido, todas as estradas ao longo dos tempos o são. Contudo, umas há mais significativas do que outras. É o caso da Estrada Lisboa Porto construída no reinado de D. Maria I. No concelho de Alcobaça está nomeada D. Maria Pia, mas refere-se à mesma Rainha, por isso esta rota se chama D. Maria I / D. Maria Pia.
A ideia base deste projeto da Terra Mágica das Lendas é convidar à participação das comunidades residentes à sua beira desde Asseiceira até à Batalha, reforçando e partilhando histórias, episódios e sentimentos de identidade cultural e de memória coletiva.
Em setembro um dos dia das Jornadas Europeias, dia 23 vão ser inaugurados 7 totens com código QR junto de cada árvore plantada em 25 de março em honra da rainha e dos residentes da Estrada D. Maria I /D. Maria Pia pelas respetivas associações locais e Juntas de Freguesia. O objetivo é partilhar e dar a conhecer esses momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.
No concelho de Rio Maior, a freguesia de Asseiceira reúne-se na parte da manhã, ás 10h30m, junto à oliveira plantada por Lucília André. A presidente da Junta de Freguesia, Filipa Raimundo, organiza as comemorações com uma atividade ambiental para todos os presentes.
À tarde pelas 15h 30m no Alto da Serra, a Comissão de Melhoramentos e a Casa da Muda presidida por António Coito apresentam um programa acrescido de cerimónia religiosa em memória dos residentes e associados, já falecidos.
Recolocando o foco do património na relação entre as pessoas e os objetos e em lugares e paisagens mais exemplificativos possibilitamos às novas gerações conhecimentos para a construção de comunidades mais informadas e mais justas na vigência dos valores democráticos.
Lúcia Serralheiro