As eleições para Junta de Freguesia de Pernes, vão ser repetidas!
O Tribunal Constitucional deu razão ao recurso apresentado pela candidatura do PS às eleições à junta de freguesia de Pernes, no distrito de Santarém.
O empate a 345 votos na noite eleitoral entre as candidaturas do PSD e do PS nas eleições para a junta de freguesia de Pernes, obrigou a uma recontagem de votos.
Não tendo havido acordo, e tendo a assembleia de recontagem dado a vitória ao PSD, a candidatura do PS apresentou recurso para o órgão competente, neste caso o tribunal constitucional.
O RM Jornal soube que a a Assembleia de recontagem nada teve de pacífica e que a Presidente da Assembleia de recontagem esteve quase sempre em desacordo com os argumentos apresentados pela Candidatura do Partido Socialista, Esta senhora Juíza acabou por proferir o despacho dos resutlajá depois das 21 horas.
Sendo que a lei impõe um prazo curtíssimo par ao recurso, a Candidatura do Ps teve de trabalhar durante toda a noite para elaborar e apresentar o recurso.
O Recurso num acórdão de 23 páginas foi julgado parcialmente procedente, validando os resultados apurados pela mesa eleitoral. Esta assembleia tinha considerado nulo um voto na candidatura do PSD e dois votos na candidatura do PS, que a Assembleia de recontagem inverteu, considerando válido o voto no PSD e não válidos os votos no PS, o plenário do Tribunal Constitucional reverteu parcialmente o recurso apresentado pelo PS considerando nulo o Voto do PSD.
Por estes motivos as eleições irão ser repetidas, conforme o previsto na lei eleitoral.
Veja o que aconteceu em Arrouquelas onde um impasse impera e não foi ainda possível que a junta fosse instalada.
EM ACTUALIZAÇÂO