Terra Mágica das Lendas da Benedita, d’ Alcobaça!!! Envolveu autarcas das freguesias d’Asseiceira, Benedita, Turquel, Évora, Aljubarrota e Batalha e no passado sábado foram colocados “totem” reavivando onde era a estrada D. Maria Pia/ D. Maria Pia I.
” ESTRADA DE UMA RAINHA (1734-1816) COM DOIS NOMES
– Rota D. Maria I /D. Maria Pia
A Real Estrada D. Maria I / D. Maria Pia foi construída para ligar Lisboa ao Porto no reinado de D. Maria I, também chamada, a Pia, de tanto piedosa ser. Mandou construir a Basílica da Estrela, entre outras obras.
No concelho de Rio Maior (Asseiceira e Alto da Serra), no de Porto de Mós (Pedreiras) e no da Batalha, (Jardoeira), lugares da Rota da Terra Mágica da Benedita, chama-se Estrada D. Maria I ou apenas D. Maria, mas em Alcobaça (Benedita, Turquel, Moleanos de Évora e Moleanos de Aljubarrota) tem o nome de D. Maria Pia, que neste caso é a mesma Rainha.
Contudo, convém esclarecer, que em Portugal houve também a Rainha D. Maria Pia de Sabóia (1847- 1911), mulher do rei D. Luís, filho de D. Maria II, que durante a sua vida deu nome de Rainha D. Maria Pia, pelo menos que saibamos, a um asilo em Lisboa (1867), a uma ponte no Porto (1877) e a um teatro em Leiria (1880).
O Fórum Terra Mágica das Lendas, CRL, Benedita, elaborou a esta Rota Estrada D. Maria I / D. Maria Pia, assim chamada, para incluir a identidade das terras por onde passa, e nas quais pretende recolher relatos de Memórias, com entrevistas a pessoas mais antigas, numa fase inicial.
A primeira atividade começou em 25 de março de 2023 e outras se seguirão enquanto existir apoio das Associações Locais e das Juntas de Freguesia. Nessa data, foram plantadas árvores ‘próprias do Terreno’ como recomenda o Alvará de D. Maria I (28 de março de 1791) e adotadas outras, numa homenagem a essa Rainha, às pessoas desses lugares e a todos os que lá viveram, emigraram, e/ou imigraram.
No passado dia 23 de setembro e enquadrado nas Jornadas Europeias do Património realizaram-se atividades de inauguração, junto das árvores plantadas e/ou adotadas em todos os lugares, de um totem com código QR. Nessa ligação à internet, através de um telemóvel com essa aplicação instalada, é fácil aceder a alguns factos, fotos e memórias desses lugares, com testemunhos de várias pessoas. Há também outros links necessários para se percorrerem todas as localidades desta Rota D. Maria I / D. Maria Pia.
A Terra Mágica das Lendas agradece aos colaboradores voluntários, poetas e poetisas, Juntas de Freguesia e Associações locais, Julipedra e ICEL todo o apoio recebido.”
Texto – Rogério Raimundo – Terra Mágica das Lendas