No âmbito da Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, que visa reforçar a prevenção e o combate à corrupção em Portugal, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está a promover a realização de um webinar sobre o Regime Geral da Prevenção da Corrupção, no dia 12 de setembro às 15h00.
Com a recente implementação do Decreto-Lei nº103/E/2021, de 9 de dezembro, que institui o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e estabelece o Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC), tornou-se necessário esclarecer o impacto económico-financeiro desta legislação e proporcionar orientações práticas para as empresas abrangidas.
A sessão online será focada na abordagem do RGPC numa perspetiva económico-financeira, destacando elementos cruciais para as empresas com mais de 50 trabalhadores. O evento visa proporcionar um enquadramento sobre o compliance e, especialmente, detalhar o Plano de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas, que se tornaram obrigatórios após o período sancionatório iniciado em junho deste ano.
Entre os tópicos a serem abordados durante o Webinar estão: “O impacto financeiro da fraude”; “O que é o compliance e sua importância para as empresas”; “Elementos obrigatórios do RGPC que todas as empresas com mais de 50 trabalhadores devem conhecer”; “Detalhes e requisitos do Plano de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas”; e “Avaliação da conformidade das empresas com a legislação”.
O webinar será conduzido por Alessandra Kunz, da Kepler Forensic Partners, especialista reconhecida na área de compliance e prevenção da corrupção. Durante a palestra, a oradora partilhará os seus conhecimentos sobre o tema, esclarecendo dúvidas e partilhando boas práticas para garantir que as empresas se adaptam ao RGPC de forma efetiva e eficiente.
O evento é gratuito, mas as inscrições são obrigatórias para garantir o acesso ao link da sessão. As inscrições podem ser feitas aqui. Para mais informações sobre este ou outros seminários da NERSANT, os interessados devem entrar em contacto com a associação através do telefone 249 839 507 ou por este e-mail.