Os Míseros, Gil Vicente revisitado
A peça Os Míseros vai estar novamente em exibição nas próximas noites de 19, 20 e 21 de Janeiro, desta vez agora no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha – CCC, para o público em geral.
Depois do do sucesso que foi a exibição desta peça em Julho passado no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, esta peça vai estar novamente em exibição dia 19 e 20 às 21h e dia 21 às 16h. Sendo que a partir de ontem já foi exibida para as escolas.
Com uma tríade de diabos no comando das operações, “Os Míseros” coloca em cena personagens do “Breve Sumário da História de Deus”, a alcoólica Parda do “Pranto de Maria Parda”, o vilão João Mortinheira, de “Romagem de Agravados”, a feiticeira Genebra Pereira, do “Auto das Fadas”, Apariço e Ordoño, moços de esporas de “Quem tem farelos?”, encerrando com o “Auto de S. Martinho” que o próprio Gil Vicente apresentou à Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha, decorria o ano da graça de 1504.
Num mundo desconcertado por operações diabólicas, vamos da expulsão de Adão e Eva do paraíso até a um coro de pedintes, passando por gente explorada pelos amos, acentuando a denúncia da carestia e da fome, as alterações climáticas que dão cabo da agricultura e a perseguição aos pobres desafortunados que fazem pela vida.
Com interpretações de Beatriz Antunes, Mafalda Taveira, Fábio Costa, João Costa, Nuno Machado, Tiago Moreira e Diogo Marques, “Os Míseros – Prantos, Lamentos, Loas e Pregões” estará em cena no Grande Auditório do CCC de 16 a 21 de Janeiro, com sessões para o público em geral entre os dias 19 e 21.