NATAÇÃO PORTUGUESA EM “STELLIUM”
No Universo, os astros estão sempre em movimento. Cada um na sua velocidade.
Na Astrologia, quando três ou mais planetas se alinham no mesmo signo, o fenômeno é conhecido como “stellium”.
Na vida, quando as coisas acontecem de forma favorável, dizemos que os astros estão alinhados.
É o caso da natação portuguesa. Os astros estão alinhados.
O presidente da Federação Portuguesa de Natação é o presidente da LEN, o calendário está sendo cumprido, os programas estão sendo realizados, projetos em andamento com sucesso, as participações internacionais seguem uma estratégia e, o mais importante, os resultados são os melhores da história.
Nada acontece por acaso. Os atletas não aprenderam a nadar ontem. Mostrou que o país tem uma cadeia produtiva eficiente. Atletas, técnicos, dirigentes e instituições. Quem venceu foi o processo.
A natação está em alta. O status presente é o sonho realizado de toda a comunidade. Espaço ampliado na mídia, reconhecimento no cenário nacional e internacional, sedimentação da posição na sociedade, possibilidade de ampliação de recursos, valorização de toda a comunidade aquática portuguesa.
Os nadadores campeões são referência para o engajamento de uma nova geração, transformando a modalidade em imortal. Espiral positiva.
Mas, há uma diferença entre o que ocorre no alinhamento dos planetas e o alinhamento na vida. Nos astros não temos controle. Na vida, temos. Esse alinhamento é uma oportunidade.
Aproveitar o momento para agrupar, unir esforços, esquecer preconceitos, diferenças políticas. Só existe um lado: o da natação portuguesa.
Realinhar, reprogramar, controlar…críticas, quando houver, que sejam construtivas e comunicadas em canais competentes. Ninguém é infalível.
Os desafios, tal qual um vídeo game, vão aumentar. Outro nível. É como ultrapassar um rio e dinamitar a ponte. Só para a frente. Não há retorno.
O que se fizer hoje, pode ser o diferencial amanhã.
Aos que dirigem, mais trabalho e sandálias da humildade. Aos que colaboram, mais trabalho, apoio e determinação. Aos atletas e técnicos, mais trabalho e confiança. Salve a natação portuguesa!
Veja artigos da categoria de Desporto
Ricardo Moura, escreve no Português do Brasil