Início>Atualidade>LIBERDADE, POESIA, VIDA – Serão da ACCRM
Associação Cultural do Concelho de Rio Maior

LIBERDADE, POESIA, VIDA – Serão da ACCRM

Mais um excelente serão proporcionado pela ACCRM – Associação Cultural do Concelho de Rio Maior

A Associação Cultural do Concelho de Rio Maior apresentou, no sábado, 24 de Fevereiro, “LIBERDADE, POESIA, VIDA”. Uma atividade integrada nas comemorações locais do cinquentenário da Revolução de Abril, marcando o início de tais celebrações.

A atividade foi apresentada por Manuela Fialho e dinamizada por Manuela Dâmaso, tendo ainda contado com um momento musical a cargo do jovem artista Martim Palma.

Na sua apresentação Manuela Dâmaso conduziu-nos desde os primeiros escritos nas tábuas sumérias, passando pela antiguidade onde Sócrates se recusou a deixar escrito o seu pensamento, até à poesia trovadoresca e aos poetas do Séc. XIX e contemporâneos. Sempre na perspetiva das várias manifestações de liberdade que a forma escolhida para transmitir o pensamento encontrou. E, dessa forma, dando corpo à vida.

Durante a sessão Martim Palma cantou para o público presente o tema “E Depois do Adeus” da autoria de José Niza e José Calvário, canção que serviu de senha para as tropas revolucionárias se prepararem, e “Que Força essa” de Sérgio Godinho, canção marcante da liberdade conquistada com a revolução.

No período das intervenções do público houve ainda tempo para relembrar António Feliciano Júnior, sócio fundador da ACCRM, cujo centenário se celebraria neste mês se vivo fosse.

Usou ainda da palavra a Vereadora da Cultura, Drª Leonor Fragoso, que enalteceu a prestação da dinamizadora do serão e, bem assim, o valor da liberdade.

Os serões da ACCRM voltam em Maio. Sempre com temáticas diferentes!

Manuela Fialho
Manuela Fialho nasceu no Cartaxo, residindo desde a infância, em Rio Maior. Empenhada no movimento associativo, designadamente o regional onde integra os órgãos sociais de várias associações e participou na fundação e instalação de outras, vem, desde há alguns anos, colaborando com a imprensa local. É membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, ali integrando o Conselho de Redação das Revistas MÁTRIA XXI e MÁTRIA DIGITAL. Publica em revistas de cariz jurídico. Tem colaborado como conferencista e/ou docente com o Centro de Estudos Judiciários, com a JUTRA –Associação Luso Brasileira de Juristas do Trabalho, com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com a da Universidade Nova de Lisboa. É juíza desembargadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.