Da autoria e edição de Luís Duarte Melo, a Crónica da Igreja de Alcanede, será lançada em Alcanede, 5ª feira, 8 de Dezembro de 2022, às 16hoo, na Sala Multiusos do Parque de Jogos e em Santarém no Sábado, 10 de Dezembro de 2022, às 16h45, na Sé Catedral de Santarém, seguindo-se um concerto da Filarmónica Alcanedense.
Na génese desta obra esteve a ideia de inventariar e valorizar o património artístico-religioso da freguesia de Alcanede e o desejo do autor em contribuir para os trabalhos de reabilitação da sua igreja-mãe, numa altura em que a paróquia promovia a campanha Eu Sou Matriz para os financiar.
Da igreja, na sua aceção de edifício, a investigação alargou-se ao seu significado mais amplo de conjunto de moradores de uma circunscrição territorial, ligados pelo cristianismo e reunidos em torno de um templo sob liderança de um presbítero local.
A obra foi dividida em períodos temporais, cada um marcado por desígnios distintos.
Os capítulos foram estruturados por assuntos, contextualizados no plano mais vasto da história nacional e local.
O autor desta obra, Luís Duarte Melo nasceu em 1963. Alcanedense, licenciado em Engenharia Agrícola,
Pós-Licenciado em Economia Europeia e Master in Business Administration, tem dedicado a sua vida profissional à gestão de empresas.
Desde o ano 2000 que investiga a história da região de Alcanede, sendo co-autor da Nova Monografia de Alcanede. É autor de Santa Casa da Misericórdia de Alcanede – Memória e Identidade e de A. Montez, Um Percurso Secular.
É membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
Assine e promova a imprensa regional aqui.