Início>Cultura e Desporto>Jovens Marmeleirenses integram Erasmus +
Erasmus +

Jovens Marmeleirenses integram Erasmus +

Vila da Marmeleira participa numa acção do Projecto ERASMUS + que teve lugar na Sérvia no passado mês de Julho.

De 4 a 9 de Julho, 6 jovens naturais ou residentes na Vila da Marmeleira, estiveram uma semana na Sérvia na cidade de Sâdac, numa acção do programa de intercâmbio Erasmus +, promovido pela comissão europeia e com a organização desenvolvida pela empresa Produções Fixes, conjuntamente com outros grupos de Jovens Belgas e Sérvios.

O RMJORNAL ouviu Inês Gomes, Margarida Ferreira, Diogo Gomes, Miguel Neves, Sara Silva e Daniel Silva, que no dia 6 de Agosto, no salão do GAVM – grupo de amigos da Vila da Marmeleira, a relatarem a sua enriquecedora experiência, que no dizer de todos eles os transformou de modo indelével, diante de mais de cinco dezenas de pessoas atentas.

A partir de um vídeo elaborado pelo próprio grupo, de modo por um lado sério e por outro de forma muito divertida, durante mais de 1h prenderam a atenção de todos os presentes ao explicarem inicialmente os detalhes da viagem, ao mesmo tempo que inteiravam o público presente de como uma situação de simulacro social, vivenciado através de um jogo de dramatização (roll-playing) denominado plano B, foi inesperadamente disruptivo.

Neste Jogo, diferentes grupos simulam a pertença a diferentes grupos sociais que podem escolher estratégias de oposição ou cooperação com outros grupos, mimetizando a vida em sociedade, com a diferenciação de grupos sociais existente na realidade.

Todos os Jovens, em conversa com o RMJORNAL, falavam desta experiência de forma emocionada, e como tinha sido para eles surpreendente, e completamente disruptiva a confrontação com as suas atitudes e comportamentos durante o roll-playing, criando neles um misto de frustração e surpresa, pela forma como a vivência de situações, ainda que em forma de dramatização pode consciencializar-nos de como algumas atitudes e comportamentos estão em nós tão normalizados, mesmo que aparentemente não fossem bem aquilo que desejaríamos ter.
A transformação é tão profícua, que vários destes jovens planeiam já actividades nos seus grupos próximos, para incentivarem algumas transformações na acção dessas pequenas comunidades associativas, como é o caso de Daniel Silva que se encontram a estudar num master sobre design de produto em Inglaterra e vai implementar algo desta natureza, junto do que podemos entender como a Associação de Estudantes do seu Campus Universitário.

No final da apresentação houve ainda tempo para a população participar no jogo “Supermodels on Board” uma forma de se sentiram as diferenças e os preconceitos entre as diferenças de género, com adesão de vários intervenientes.

Finalizou-se, como não pode deixar de ser na cultura portuguesa, com um copo de água onde todos os presentes vivenciaram uma sã convivência.

Assine o RMJORNAL

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.