Início>Atualidade>22 de abril – Dia Mundial da Terra
terra

22 de abril – Dia Mundial da Terra

Efeméride – Dia Mundial da Terra

O Dia Mundial da Terra celebra-se, anualmente, a 22 de abril. É também conhecido como Dia da Terra, Dia Internacional da Mãe Terra e Dia Internacional da Terra. Este dia foi criado através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de abril de 2009.

A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Depois de verificar as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra.

No dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

A Terra está a sofrer. Os oceanos enchem-se de plástico e tornam-se cada vez mais ácidos. O calor extremo, os incêndios e as inundações, afetaram milhões de pessoas. As alterações climáticas, as alterações provocadas pelo homem à natureza, bem como os crimes que perturbam a biodiversidade, tais como a desflorestação, a alteração do uso do solo, a intensificação da agricultura e da produção pecuária ou o crescente comércio ilegal de vida selvagem, podem acelerar a velocidade de destruição do planeta.

O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.

No dia de hoje assinalamos também:

Pedro Álvares Cabral

1500 — O navegador Pedro Álvares Cabral torna-se o primeiro português a desembarcar na costa do atual Brasil, e o terceiro europeu, após os exploradores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe.

Jogos Olímpicos de Verão

1906 — Tem início em Atenas os Jogos Olímpicos de Verão, atualmente não reconhecidos como parte dos Jogos Olímpicos oficiais.

Primeira Guerra Mundial

1915 — O uso de gás venenoso na Primeira Guerra Mundial se intensifica quando o gás clorídrico é lançado como uma arma química na Segunda Batalha de Ypres.

Adolf Hitler

1945 – Segunda Guerra Mundial: Führerbunker: depois de saber que as forças soviéticas tomaram Eberswalde sem luta, Adolf Hitler admite a derrota em sua casamata subterrânea e afirma que o suicídio é seu único recurso.

Primeira circunavegação solo

1969 – O velejador britânico Sir Robin Knox-Johnston vence a Corrida do Globo de Ouro do Sunday Times e completa a primeira circunavegação solo sem escalas do mundo.

Dia da Terra

1970 — É comemorado o primeiro Dia da Terra.

Fibra ótica

1977 — Utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

Walt Disney World

1998 — O Reino Animal da Disney é aberto ao público no Walt Disney World.

Descobrimento do Brasil

2000 – O Brasil comemora 500 anos do descobrimento do Brasil.

Acordo de Paris

2016 – A Organização das Nações Unidas assina o Acordo de Paris para ajudar a combater o aquecimento global.

Nascimentos

1854 — Henri La Fontaine, político belga 

1868 – Vianna da Motta, pianista e compositor português 

1870 — Vladimir Lenin, revolucionário russo e fundador da União Soviética

1924 — Carmen Dolores, atriz portuguesa 

1937 — Jack Nicholson, ator norte americano

1944 — Joaquim Lobo, fotojornalista português

1965 – Miguel Leal, treinador de futebol português.

1988 – Léo Santana, cantor brasileiro.

1995 — Victoria Rodríguez, tenista mexicana.

Falecimentos

1616 — Miguel de Cervantes, escritor, dramaturgo e poeta espanhol 

1994 — Richard Nixon, político norte-americano

2008 – Francisco Martins Rodrigues, político português 

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.