Apresentação das Jornadas “Memórias do Carvão” dia 14 de Julho pelas 18h na Biblioteca Municipal
No próximo dia 14 de Julho, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior, serão apresentadas as II Jornadas das “Memórias do Carvão”, que decorrerão nos dias 18 e 19 de Novembro próximo, em Rio Maior, nas instalações da ESDRM.
As II Jornadas “Memórias do Carvão” tem nesta edição, o subtema da Memória, Património, Descarbonização e são uma realização conjunta do HTC – História, Território e Comunidades, Pólo do Centro de Ecologia Funcional (UC) na NOVA FCSH, da EICEL1920 – Associação para a Defesa do Património, da SEDPGYM – Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero e do Município de Rio Maior.
Na cerimónia de apresentação de dia 14 próximo, estarão presentes os representantes das entidades da comissão executiva, nomeadamente o Presidente do Município, Luís Filipe Santana Dias, o Vice-Presidente da Eicel, António Moreira, José Brandão em representação do HTC, e por vídeo conferência o Presidente da SEDPGYM, António Pizarro, bem como outras entidades convidadas.
O programa inicial, ainda sujeito a alterações, abarcará temáticas como:
- Carvão e industrialização
- Recuperação e valorização do património material, social e cultural ligado à indústria do carvão e das matérias-primas betuminosas naturais
- O carvão na literatura e nas tradições populares
- Outras produtos betuminosos naturais
- Experiências museológicas e ações pedagógicas
- O paradigma da descarbonização
- Novos usos das minas de carvão; sequestro de carbono

Inicialmente estas jornadas, que davam seguimento à primeira edição realizada nos concelhos de Porto de Mós e Batalha , em 2016, estavam previstas para 2020, mas os constrangimentos impostos pela pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, levaram ao seu adiamento. Deste modo várias entidades aguardam com expectativa a possibilidade de se poderem encontrar de novo pessoalmente, junto às antigas Minas do Espadanal e no sopé da Serra dos Candeeiros.
Siga mais noticias do RMJORNAL aqui.
N.R. Fotografia histórica das galerias da Mina do Espadanal gentilmente cedida por EICEL1920
Pois para mim.nessa hora não vai dar mas pode ser que duma próxima iniciativa do género. Obrigado
Muito Obrigado pela sua atenção.
Se vier a haver transmissão on-line faremos a divulgação da ligação, oportunamente.