Início>Atualidade>EICEL1920 elegeu órgãos sociais para o quadriénio 2023-2026
eicel1920

EICEL1920 elegeu órgãos sociais para o quadriénio 2023-2026

Dando início a uma nova fase do projecto de salvaguarda e musealização do património mineiro de Rio Maior, teve lugar no dia 28 de Abril uma reunião ordinária da Assembleia-Geral da EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, na qual foram eleitos os órgãos sociais para o mandato 2023-2026.

Os membros dos órgãos eleitos agradeceram a colaboração e empenho postos ao serviço da Associação pela Presidente cessante da Mesa da Assembleia Geral, Dra. Manuela Fialho, destacando a sua disponibilidade e entrega ao projecto, bem como o rigor com que exerceu o cargo. Tendo em consideração o importante contributo para a salvaguarda e a valorização do património mineiro do concelho de Rio Maior, prestado ao longo dos mandatos exercidos nos órgãos sociais desta associação, foi anunciado pelo Presidente da Direcção o convite à Dr.a Manuela Fialho para integrar o Conselho Consultivo da EICEL1920.

Do acto eleitoral resultou a seguinte composição dos órgãos sociais da EICEL1920:
Direcção:

Presidente: Nuno Alexandre Dias Rocha, Arquitecto, Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro.
Vice-Presidente: Augusto Manuel Gonçalves Figueiredo. Professor de Educação Visual e Tecnológica.
Vogal (secretário): Carlos Alberto Sainica Carujo, Professor, Mestre em Filosofia.

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente: António Manuel da Silva Moreira, Professor do Ensino Superior Politécnico, Doutor em Ciências do Desporto.
1º Secretário: José Manuel da Silva Neves, Licenciado em Gestão de Empresas.
2º Secretário: Liliana Marques Alonso, Engenheira Química e Técnica Superior de Segurança no Trabalho.

Conselho Fiscal:

Presidente: João Narciso Verde da Costa, sondador do antigo Instituto Geológico e Mineiro, aposentado.
Secretário: Paulo José Ricardo dos Santos, Comerciante.
Relator: João Luís Bispo Mota Bogalho, Arquitecto, Professor do Ensino Secundário.

O Programa de Acção apresentado pela nova Direcção para o quadriénio 2023-2026 prevê a realização das seguintes actividades:

1 – Instalação do Museu Mineiro de Rio Maior1.1 – Continuação das obras de restauro da secção de trituração da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal e conclusão de uma primeira fase de instalação do Museu Mineiro.
1.2 – Inscrição do Museu Mineiro de Rio Maior no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
1.2.1 – Organização de visitas guiadas ao Museu Mineiro de Rio Maior e ao Roteiro dos Pontos de Interesse Mineiro e Geológico do Concelho de Rio Maior.
1.3 – Criação de um Museu Mineiro Virtual. Disponibilização de uma página de internet com conteúdos informativos sobre o Museu Mineiro de Rio Maior.
1.4 – Descerramento de uma Placa DOCOMOMO Ibérico em reconhecimento do valor arquitectónico da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal.

2 – Classificação da Fábrica de Briquetes da Mina do Espadanal

2.1 – Classificação da fábrica de briquetes da Mina do Espadanal como Imóvel de Interesse Público. Elaboração e apresentação de proposta de classificação à Direcção Geral do Património Cultural.


3 – Actividades Culturais e de Defesa do património da EICEL1920/ Clube UNESCO para o Património Cultural.

3.1 – Apresentação do livro: “Couto Mineiro do Espadanal (Rio Maior). História, Património, Salvaguarda”.
3.2 – Publicação e apresentação de números da 11.a Série do jornal O Riomaiorense.
3.3 – Desenvolvimento de iniciativas tendentes à recuperação de espólio do antigo Couto Mineiro do Espadanal.
3.4 – Prosseguimento das Acções Voluntárias de Conservação do Património Mineiro.
3.5 – Participação anual da EICEL1920 nas Jornadas Europeias do Património, com actividades subordinadas à temática do evento internacional.
3.6 – Desenvolvimento de um projecto internacional de intercâmbio de estudantes, dedicado ao património cultural e ao desporto, em parceria com instituições de ensino superior e organizações congéneres luso-chinesas, para dinamização do Museu Mineiro.
3.6.1 – Organização de exposições temporárias, conferências e seminários dedicados ao património cultural em parceria com associações congéneres de Macau.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.