Início>Atualidade>Concerto de Gerardo Rodrigues encantou o CCC
Gerardo Rodrigues

Concerto de Gerardo Rodrigues encantou o CCC

No passado dia 10 de junho, a noite foi de concerto! O Grande Auditório do CCC- Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha encheu-se para ver e ouvir GERARDO RODRIGUES e os seus convidados. Dois anos e meio depois de ter tocado pela primeira vez naquela sala – a 18 de outubro de 2020 – os seus IMPROVISOS, regressou para ali encerrar a tournée que ao longo deste tempo o levou pelo país e pelo estrangeiro, num total de 80 concertos.  

Agora já com segundo álbum editado, de seu nome ESTADO DE ALMA, Gerardo conseguiu congregar em palco todos os músicos que o acompanharam nesta digressão: um ensemble de cordas constituído por nove jovens músicos da região, um percussionista e a voz da soprano Sofia Miradouro.

A juntar ao naipe de belíssimos instrumentistas, ainda subiram ao palco as bailarinas Margarida Hugobaldo  – que abrilhantou com a sua performance os temas Saudade e Bailado – e Ana Beatriz Degues, com um grupo de Alunos do Agrupamento de Escolas do Cadaval que interpretaram Baile de Máscaras, naquele que foi um dos momentos altos da noite.

Momento igualmente surpreendente, a aparição em palco, já quase na reta final, de sessenta coralistas do Coral Stella Maris de Peniche e do Coro Municipal da Lourinhã, dirigidos pelo maestro Carlos Pedro Alves, que acompanharam com as suas vozes os três últimos temas da noite: Voa, Hope e Contraste.

Ao longo de todo o concerto, destaque para a projeção de belíssimas imagens no ecrã gigante que servia de cenário, aqui e ali pontuadas com versos escolhidos a dedo, para ilustrarem as melodias que naturalmente saiam do Steinway, com o virtuosismo e a emoção a que o Gerardo já nos habituou.  

Foi um concerto, simultaneamente, tranquilo e intenso porque, acima de tudo, sentiu-se a VERDADE que emana de todas as composições. E nelas cabem a gratidão, o amor, a alegria, a memória, a tranquilidade, alguma inquietação, aqui e ali, mas sobretudo uma grande serenidade!

À laia de conclusão, dizer que aquilo que mais fascina o espetador (e esta espetadora que vos escreve, em particular), para além da indiscutível qualidade musical das composições e da sua interpretação, e do talento e trabalho inerentes, é a capacidade de GERARDO RODRIGUES criar sinergias!

O ambiente familiar e genuíno que todos os presentes sentiram advém dessa capacidade de, entre amigos, congregar tantos contributos válidos: dos músicos aos bailarinos, dos letristas aos maestros, dos fotógrafos aos homens do som e da imagem.

De amigos era também maioritariamente feita a plateia: de todos aqueles que não quiseram deixar de marcar presença nesta grande festa com que Gerardo Rodrigues celebrou estes últimos três anos…foi como se estivéssemos na sua sala de estar, a partilhar os seus estados de alma, mas com a grandiosidade e a qualidade técnica que proporciona uma sala como o Grande Auditório do CCC.  E foi tão bom!

A festa continua agora, mundo fora: no último trimestre deste ano, a música de Gerardo Rodrigues será tocada além-fronteiras. Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Inglaterra farão parte do itinerário da digressão mundial. Estejam atentos às redes sociais para irem sabendo todas as novidades!

Ângela Malheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.