A equipa de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic passou o fim de semana em competição, tendo ainda como acréscimo, a organização o 1º Circuito de Ciclismo da Benedita.
No dia 20 de maio, a equipa deslocou-se a A do Barbas, aldeia da freguesia da Maceira, para competir no 1º Circuito AKIplast / PVS, onde também era discutido o campeonato regional da Associação de ciclismo de Santarém, que engloba mais de 50 concelhos, na sua área de jurisdição que estão distribuídos pelos Distritos de Santarém, Leiria e Portalegre, e por isso tinha de ser enfrentada com diferenciação, na tentativa da conquista das camisolas de campeões regionais.
A prova foi composta por 10 voltas, num circuito de 9,5km e tendo a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participado nesta competição com 10 atletas ( Paulo Pereira, Paulo Simões, João Letras, Jorge Marques, Helder Pereira, Edson Boaron, Jorge Letras, Humberto Pereira, Gonçalo Santo e Aníbal Santo).
A equipa focou-se no objetivo de trazer dois campeões regionais, Paulo Pereira e Paulo Simões, e se possível, lutar por vencer a prova.
Paulo Pereira, sagrou-se campeão regional de Santarém de Elites.
No pelotão a equipa apenas estava focada em Paulo Simões, e em levar o mesmo a cortar a meta em 1º no escalão M40, para este se sagrar campeão regional, objetivo que foi conseguido.
Paulo pereira foi ainda o vencedor da camisola verde e vencedor do escalão elites.
Paulo Simões foi também vencedor no escalão M40.
Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar.
No dia seguinte, dia 21 de maio, com a colaboração do município de Alcobaça, a Freguesia da Benedita e o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, o CRP Ribafria organizou o seu primeiro circuito de ciclismo da Vila da Benedita
Além da responsabilidade da organização, a sua equipa de ciclismo tinha muita pressão sobre si, pois corria em casa, frente ao seu público e com todo o pelotão a querer que a equipa fosse derrotada em casa.
A organização do evento teve alguns percalços iniciais, pois da parte da manhã, a chuva complicou a montagem de toda a preparação para o espetáculo da tarde.
Ainda assim, foi possível organizar e montar todos os preparativos para a prova.
Na Praça de José Damasceno Campos o CRP Ribafria, colocou o pódio e os prémios em exposição, bem como uma roulotte com bebidas e um porco no espeto oferta da SERMAR, à disposição de todos os espectadores, sem qualquer custo, onde apenas havia uma caixa para o recebimento de um donativo, caso o quisessem doar.
Cerca das 14 horas, já o speaker da Volta a Portugal, António Teixeira Correia estava ao microfone saudando os espectadores, a Rua Rei da Memória estava cortada ao trânsito.
Os acessos onde o percurso passava sinalizados e cortados, pela GNR com colaboradores do CRP Ribafria a ajudar.
Em frente à Praça José Damasceno Campos, estava instalada a meta, com um pórtico de meta e o local para os comissários da FPC, para o controlo da prova e passagens na meta, e um pouco atrás, um carro cedido pela Benecar, para transportar o comissário na prova.
Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.
A prova foi composta por 18 voltas de 4,2 km, perfazendo o total de 75 km, onde além dos prémios da Geral individual, coletiva e escalões, havia ainda em disputa 3 metas volantes, a passagem da 5 volta a meta volante Ginásio Dino`s, a passagem da 10 volta, a meta volante Riomagic, a 15 volta a meta volante Benecar, havendo também o prémio da volta mais rápida atribuído pela Profiserv.
Cerca das 15 horas e 15 minutos, procedeu-se a chamada dos cerca de 70 atletas, das várias equipas nacionais para a linha de partida.
Antes de ser dada a partida, a Exmª Senhora Presidente da freguesia, Maria de Lurdes Lopes Pedro, esteve ao microfone do speaker Teixeira Correia, agradecendo a presença de todos os atletas e público e desejou boa corrida a todos os atletas.
Cerca das 15h30 minutos deu-se o início da prova, uma prova desde o início atacada e por isso a acabar com uma velocidade superior a 42 km/h.
A equipa do CRP Ribafria tinha a lição e estratégia bem estudada, e durante toda a corrida cumpriu a mesma, nunca permitindo fugas.
Nas duas últimas voltas a equipa do CRP Ribafria assumiu o comando do pelotão, não permitindo qualquer ataque ou tentativa de fuga, vindo a corrida a ser discutida ao sprint, com o atleta do CRP Ribafria, João Letras a ser o mais forte e a vencer o 1º Circuito da Benedita.
Com a velocidade imposta pela sua equipa na última volta, João Letras venceu também a volta mais rápida e o escalão elites.
Ainda da equipa do CRP Ribafria, Edson Boaron foi o 2º classificado M40 e Aníbal Santo o 2º classificado M50.
Coletivamente a equipa conquistou o 2º lugar.
Deu-se início à cerimónia da entrega de prémios, o vencedor da prova, João Letras do CRP Ribafria recebeu o prémio pelas mãos da Exmª Senhora Vice Presidente da CM Alcobaça, Inês Maria Lopes Silva.
Todos enalteceram a coragem da direção CRP Ribafria em reativar a prova federada 23 anos depois da sua última edição, bem como a forma altiva e briosa com que a prova se apresentou e decorreu, e o sucesso que alcançou.