Clube de Natação de Rio Maior com excelentes Resultados no Campeonato do Mundo de Águas Abertas
Mafalda Rosa, obteve a 12 º posição , e Tiago Campos entrou no Top 20, dos nadadores Mundiais, nos 10km de águas abertas dos Campeonatos do Mundo, disputados na cidade Budapeste, no início do mês de julho.
A nadadora Portuguesa melhor classificada foi a Angélica André do FCP, que obteve o 7º lugar mundial.
Outro destaque foi sem dúvida a brilhante classificação da estafeta mista nacional (Mafalda Rosa, Tiago Campos, Angélica André e Diogo Cardoso) dos 4×1500 M, também no TOP 10.
A estrela destas provas, foi uma outra nadadora que treinou em Rio Maior, antes dos jogos de Tóquio, Ana Marcela Cunha, conseguindo um feito inédito, ao obter o 3º lugar nos 10km, vencer os 5km, e obter novo ouro nos 25 Km, numa emocionante chegada ao sprint.

Com estes feitos Ana Marcela, entra para uma limitadíssima galeria de notáveis, onde estão, os Estadounidenses Michael Phelps, e Katie Ledcky, a Húngara, Katinka Hosszú, e Ana Marcela Cunha, que ganharam o maior número de títulos na mesma provas, (ver figura), conforme muito bem notícia o nosso amigo Ricardo Moura, antigo seleccionador do Brasil e que também já estagiou no complexo de Rio Maior com campeões Olímpicos.
O Treinador do Clube de Natação de Rio Maior, Nuno Ricardo, visivelmente contente com os resultados obtidos, prestou declarações ao RMJORNAL, e deixa tudo bem claro:

“A melhor expectativa para este Campeonato do Mundo seria um top 20 para a Mafalda e Top25 para o Tiago.
O Tiago no último mundial em 2019 fez 49°lugar desta vez foi 20° e não teve a melhor sorte pois no dia anterior à prova surgiram sintomas fortes de gripe (febre, dores musculares, garganta inflamada e expectoração). Aplicamos o nosso melhor conhecimento para combater esta situação e esteve em cima da mesa a não participação caso não apresentasse melhoras no dia da competição.
A Mafalda foi estreante em Mundiais Absolutos e com 18 anos conseguiu o melhor resultado da natação portuguesa de sempre num mundial de 10km em Águas Abertas.Com um brilhante 12°lugar carimbou a sua imagem na elite mundial desta modalidade. Foi superada pela experiente Angélica André que também marcou o Mundial com um excelente 7°lugar.
Diogo Cardoso também jovem neste Mundial alcançou um bom lugar 27º.
Os 4 fizeram também a prova de estafetas de 4x1500m e atingiram um histórico 10°lugar.
Foram os melhores mundiais de sempre da história da natação e abrimos assim portas para um futuro risonho.”Nuno Ricardo em declarações ao RMJORNAL, 4 de Julho

O RMJORNAL, não pode deixar de felicitar todos os intervenientes, nomeadamente os nadadores, treinadores e dirigentes, do CNRM e da Federação Portuguesa de Natação.