Início>Atualidade>Campeões do Mundo de marcha competem em Rio Maior no dia 6 de maio.

Campeões do Mundo de marcha competem em Rio Maior no dia 6 de maio.

É já neste sábado, dia 6 de maio, que voltamos a receber os melhores marchadores do mundo, na 30.ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha.

Neste ano Rio Maior volta a ter um excelente grupo de atletas nacionais e internacionais, que garantem uma prova extremamente competitiva até aos últimos metros de percurso.

Estão inscritos representantes de dezanove nacionalidades, nas competições femininas e masculinas, com destaque para a presença dos dois campeões mundiais em titulo, o japonês Toshikazu Yamanishi, duas vezes campeão do mundo nos 20 kms, em 2019 em Dhoa, Catar, e em 2022 na cidade de Eugene nos Estados Unidos. Este atleta já conquistou uma medalha olímpica, de bronze, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, posicionando-se como um dos favoritos em Rio Maior.

Quem está de volta a Rio Maior é Kimberly Garcia Leon (foto), do Peru, que foi a grande vencedora em 2017 e 2022, ela que se apresenta este ano como Campeã do Mundo dos 20 Kms, depois da vitória, também nos Mundiais que decorreram o ano passado nos Estado Unidos.

Para além dos melhores atletas internacionais também os melhores portugueses vão competir no sábado, entre eles, o João Vieira, a Inês Henriques e a Ana Cabecinha, numa prova que assinala a marca histórica de 30 edições do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha.

Esta competição está, novamente, entre as melhores do mundo, fazendo parte do restrito grupo das que integram o World Race Walking Tour da World Athletics, na categoria máxima de Gold Level RW Event.

Para além da prova internacional dos 20 Kms, Rio Maior voltará a ter a marcha de promoção e a légua de marcha de promoção, em vários escalões com muitos jovens em prova a partir das 15h30, com os seguintes horários:

15:30h – Marcha Jovem de Promoção– 2km: Jovens Benjamins, Infantis e Iniciados, Masculinos e Femininos.

16:00h – Légua de Marcha de Promoção – 5km: Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos, Masculinos e Femininos.

Provas Internacionais:

18:00h – 20 km Femininos Internacional e 10 km – Juniores Femininos

18.12h – 20 km Masculinos Internacional e 10 km – Juniores Masculinos

Este ano haverá a transmissão live da prova nas redes sociais e durante todo o dia, animação desportiva de lazer no Jardim, para o público e população em geral.

Esta será uma organização conjunta do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Santarém e de várias entidades e empresas do concelho de Rio Maior.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.