Início>Atualidade>BENEDITA homenageia ex-alunos na celebração dos 50 anos da escola básica
benedita

BENEDITA homenageia ex-alunos na celebração dos 50 anos da escola básica

No dia 12 de julho, realizou-se no Grande Auditório do Centro Cultural Dr. Gonçalves Sapinho, na Benedita, uma Gala cujo objetivo foi homenagear ex-alunos da Escola Básica do 2º Ciclo, que se salientaram no desporto. A escola comemorou o seu quinquagésimo aniversário e pretendeu, desta forma, convidar ex-funcionários, ex-professores e ex-alunos para um encontro histórico. 

Foram distinguidos 57 ex-alunos praticantes e vencedores em 16 modalidades diferentes, havendo entre eles, vários campeões e vice-campeões do mundo e da Europa, nas modalidades de Hóquei em Patins, Motociclismo (freestyle), Futsal, Pesca e Triatlo. A maioria dos 57 desportistas já vestiram a camisola nacional, alguns deles representando as seleções “A” das suas modalidade e dois, inclusivamente, foram aos jogos olímpicos (natação e triatlo). Quase todos foram campeões nacionais se incluirmos os escalões de formação, duas praticantes detêm recordes portugueses de atletismo, dois dos homenageados são pai e filho (judo e futsal), e foram ainda distinguidos atletas com currículo relevante na área do treino e do ensino e na área da comunicação social desportiva. Existiu alguma paridade entre os homenageados, pois 19 eram do sexo feminino.

O momento consistiu numa breve referência aos títulos conquistados por cada um e à evocação saudosa do tempo em que andaram na escola, quer pela presença dos seus antigos diretores de turma, quer pela recordação de episódios marcantes. Ficou claro entre os presentes que a escola teve em muitos alguma influência nas suas escolhas futuras, incluindo as desportivas. Cada ex-aluno recebeu uma medalha comemorativa dos 50 anos da escola e os anfitriões da festa foram a professora Irene Maia, professora de educação física e o jornalista Miguel Belo, também ele um dos homenageados, que deram dinâmica à cerimónia.

A equipa que ajudou à realização do evento contou com vários professores e funcionários, com a comunidade educativa alargada, que incluiu a Junta de Freguesia, algumas empresas da região e o Externato, mas teve ainda prestimosas ajudas pessoais, como a de Nuno Catita e Dona Alda.

Assistiram à Gala Desportiva trezentas pessoas que a seguir ao evento foram brindar e conviver para o pátio da escola, num bufete preparado com esmero por alguns professores e pela totalidade dos funcionários da casa, tendo como DJ um encarregado de educação de um aluno do 5º ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.