Início>Atualidade>Apoio à contratação de amas em creche familiar
creche

Apoio à contratação de amas em creche familiar

A Adenda ao Compromisso de Cooperação assinada a 12 de dezembro de 2022, prevê um acordo para a melhoria da resposta Creche Familiar, ao nível do estatuto remuneratório das amas, e ainda um vínculo laboral estável. Têm também como objetivo tornar a profissão mais apelativa, o que também contribuirá para expandir a oferta da gratuitidade das creches para todas as crianças, nesta modalidade.

O aumento salarial das amas das creches familiares que constava no acordo compromisso para a cooperação para o setor social e solidário subscrito pelo Governo e pelas entidades do Setor Social e Solidário correspondia a €1177,89 mensais, o que corresponde a uma ama na condição de acolhimento a 4 crianças, e que no caso de Rio Maior está a ser cumprido. A este valor que é auferido por estas profissionais, terá de ser descontado o valor para as contribuições do instituto da segurança social, bem como, as despesas de água, gás e/ou eletricidade, uma vez que recebem as crianças nas suas próprias casas.

Já a portaria n.º 324/2023 de 27/outubro implementa um mecanismo de apoio financeiro à contratação sem termo das amas enquadradas em creche familiar. No âmbito da presente medida, a entidade empregadora tem direito a um apoio financeiro à contratação correspondente a 18 vezes o valor do indexante dos apoios sociais, ou seja, €8.647,74.

No panorama nacional, o que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e demais entidades fiscalizadoras terá de validar é se as entidades do Setor Social e Solidário que recebem as transferências, as devolvem para as trabalhadoras nas proporções acordadas.

Autor: Pedro Carvalho Miguel

N.R. Os textos de opinião expressam apenas as posições dos seus autores, e podem até estar, em alguns casos, nos antípodas das análises, pensamentos e avaliações da Direção do RMJornal, mas não é por isso que deixam de ser publicados.

Pedro Carvalho Miguel
Pedro Carvalho Miguel Riomaiorense Engenheiro Eletrotécnico Doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade de Coimbra, no âmbito do programa MIT Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.