Início>Atualidade>Ainda sobre a manifestação dos professores no passado dia 1
Professores

Ainda sobre a manifestação dos professores no passado dia 1

A greve dos professores foi considerada pelos representantes sindicais, um êxito a nível distrital, com níveis de adesão acima dos 90%.

Segundo um representante do sindicato da FENPROF afirmou ao RMJORNAL Rio Maior é um exemplo de Luta a seguir! Os Professores e Educadores que trabalham no concelho de Rio Maior deram um grande exemplo, com uma fortíssima adesão á greve, com os Agrupamentos Fernando Casimiro e Marinhas do Sal , em números na ordem do 90% e na Escola Secundária ultrapassou os 93%.

Cerca de duas centenas de professores efectuaram uma marcha desde a Escola Secundária, centro de estágios e avenida Paulo VI até ao edifício da câmara municipal com slogans alusivos à negociação como:

Respeito! Respeito! Respeito! , Vinculação, sim! Precariedade , Não! Aposentação Digna!, Costa escuta, os professores estão em Luta!

Representantes das Associações de Estudantes e das associações de pais acompanharam a marcha!

Os slogan, pancartas, faixas, cartolinas e cartazes dizem por si tudo ou quase tudo sobre o sentimento que se vivem nas escolas portuguesas.

Os professores, apresentam várias reivindicações, que passam pela eliminação de quotas de acesso aos 5º e sétimo escalões, bem como a recuperação do tempo de congelamento das carreiras. Inicialmente era também colocada como reivindicação a alteração das normas de contratação, (municipalização) que parece ter sido abandonada e tem sido desmentida pelo Ministério da Educação.

A vinculação de professores com mais de três anos de serviço é também um dos aspectos reclamados.

Ainda segundo o representante sindical:

“o exemplo  dos professores e educadores de rio maior é para seguir porque víamos sindicalizados e não sindicalizados, mais velhos e jovens, homens e mulheres, aposentados numa ação e luta comum, esquecendo as divergências de qualquer tipo e juntando as convergências que são muitas para defender a Escola Pública com Qualidade para Todos visando um Portugal com futuro para as gerações que já trabalharam, para as que trabalham , para as que já nasceram e para as que hão – de vir! …” …continuou a merecer referência pois terminada a arruada em Rio Maior , uma enorme delegação, cerca de 50, por meios e expensas próprias, dirigiram-se para a concentração distrital no Largo do Seminário.

Hoje, sábado dia 12, irá ter lugar uma Grande Manifestação Nacional, em Lisboa, do Marquês á Praça do Comércio. São esperados mais de 30 mil professores.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.