Início>Cultura e Desporto>Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva

Como é constituído o Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva?

O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva (AEFCPS) é composto por quatro estabelecimentos de ensino (EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva, EB Mina do Espadanal, EB de Asseiceira) e é escola associada dos estabelecimentos Prisionais de Alcoentre e Vale de Judeus. As atividades letivas do AEFCPS terão início no dia 15 de setembro, para o Pré-escolar e 1.º ciclo e no dia 16, para os 2.º e 3.º ciclos.

O primeiro dia será dedicado à receção aos alunos, pais e encarregados de educação segundo o calendário publicado no portal do agrupamento (https://aefernandocasimiro.wordpress.com/).

O AEFCPS contará este ano com uma equipa composta por mais de cento e vinte docentes dos diferentes níveis de ensino, catorze assistentes técnicos, coordenados por uma coordenadora técnica, quarenta assistentes operacionais chefiados por uma encarregada operacional. A esta equipa juntam-se duas técnicas especializadas, uma psicóloga e um recurso ao abrigo do Plano de Desenvolvimento Pessoal e Social, os colaboradores da Associação de Pais e Encarregados de Educação responsáveis pela dinamização da Componente de Apoio à Família, a equipa do Centro de Recursos à Inclusão a cargo do Centro de Educação Especial O ninho, os voluntários da H2O, os técnicos dos projetos da Autarquia e outros parceiros de projectos europeus do agrupamento.

A gestão do pessoal não docente é da responsabilidade da autarquia em articulação com as equipas de gestão do AEFCPS e contempla os recursos do quadro já mencionados e os colaboradores eventuais no âmbito dos contratos de emprego e inserção.

O ano letivo 2021/2022 é um ano de mudança do ciclo plurianual de colocação de docentes e, por isso mesmo, são várias as alterações nos quadros de pessoal de qualquer agrupamento de escolas ou escola não agrupada. O AEFCPS apresenta um quadro de pessoal docente com cerca de 35% de novos docentes e 65% de docentes que mantêm o seu lugar de provimento.

Com uma oferta educativa que abrange o ensino pré-escolar, ensino básico e educação e formação de adultos, num total de 62 turmas.

Para 2021/2022 são vários os desafios e projetos em que o AEFCPS estará envolvido, dos quais de destacam:

  • O E 2030-Hub of Experimental Schools da OCDE ;
  • O Projeto Piloto de Manuais Digitais, pela segunda vez e neste caso em todas as turmas do 7.º ano;
  • O MenSi, um projeto de mentoria entre escolas sendo o AEFCPS uma das quatro escolas mentoras em Portugal e uma das vinte e quatro europeias;
  • PAR2, um projeto centrado na avaliação para as aprendizagens e coordenado pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE);
  • Includ-ed, projeto europeu de inclusão pela educação coordenado pela Universidade de Barcelona;
  • O EstudoEmCasa, enquanto escola parceira;
  • Novigado, projeto europeu centrado nos Ambientes Educativos Inovadores da EUN e no qual o AEFCPS é a escola que representa Portugal;
  • PADDE, Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas;

Tendo como meta a melhoria da qualidade das aprendizagens e por isso mesmo dos resultados escolares, o AEFCPS assume a Biblioteca Escolar como central no desenvolvimento da sua acção educativa no ano letivo 2021/2022.

O desenvolvimento das diferentes literacias, das competências leitoras dos alunos, do seu interesse na cultura, nas artes, no desporto e na ciência são pilares essenciais para todo o trabalho educativo e alicerces para o desenvolvimento dos projetos já inumerados e de toda a ação educativa que decorrerá durante 2021/2022.

Num ano em que as instalações serão fruto de intervenções significativas, o AEFCPS  tudo fará para que todos os alunos tenham o melhor serviço educativo e toda a comunidade se sinta envolvida no desenvolvimento do nosso projeto educativo.

Na certeza que “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, o AEFCPS deseja a todos os docentes, alunos, pais e encarregados de educação das diferentes escolas de Rio Maior, um excelente ano letivo.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.