Início>Atualidade>9 de setembro – Dia da Grávida, Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas e Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques

9 de setembro – Dia da Grávida, Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas e Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques

Efeméride – Dia da Grávida

Em Portugal, o dia tem o nome oficial de Dia Nacional da Natalidade, mas é comummente chamado de Dia da Grávida. Foi escolhido o dia 9 do nono mês do ano em alusão aos nove meses da gravidez.

O Dia Nacional da Natalidade foi criado na Assembleia da República após uma petição de 2009 nascida no site Barrigas de Amor, sendo celebrado pela primeira vez em Portugal em 2011. O objetivo do dia é reconhecer o papel das mães e dos casais grávidos no equilíbrio demográfico de Portugal, que se constitui como um dos países com mais idosos da Europa.

Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

As pilhas, baterias e acumuladores, bem como outros equipamentos eléctricos e electrónicos, tornaram-se nas últimas décadas uma fonte crescente de resíduos que importa dar o correto encaminhamento para reciclagem.

Estes Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) contém metais pesados, como chumbo, níquel-cádmio e mercúrio, que, quando incorretamente descartados, acabam a contaminar solos e lençóis freáticos e a produzir efeitos nefastos à saúde humana e ao ambiente.

Em média, cada pilha demora entre 500 a mil anos a decompor-se se não for encaminhada para reciclagem.

Hoje são mais de 3.000 os espaços onde os portugueses podem deixar as suas pilhas para reciclagem.

Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques

Foi proclamado o Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques através da Resolução 74/275 da Assembleia Geral da ONU de 28 de maio de 2020.

O Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques celebra-se anualmente a 9 de setembro, tendo sido pela primeira vez comemorado em 2020. Este dia tem como objetivo sensibilizar a população mundial para os milhões de crianças que, por causas bélicas, como conflitos armados, não podem frequentar as instituições de ensino, perdendo o direito à educação.

A natureza prolongada de alguns conflitos está a afetar o crescimento das próximas gerações. Sem acesso à educação, as crianças não terão a oportunidade de adquirirem as competências necessárias para contribuir para o futuro dos seus países e respetivas economias.

No dia de hoje assinalamos também:

Cristóvão Colombo

1493 – Cristóvão Colombo, com 17 navios e 1 200 homens, parte em segunda viagem a partir de Cádiz.

Cabo da Boa Esperança

1499 — Os cidadãos de Lisboa celebram o regresso triunfal do explorador Vasco da Gama, completando a sua viagem de dois anos contornando o Cabo da Boa Esperança até à Índia.

Estados Unidos da América

1776 – O Congresso Continental norte-americano aprova a designação Estados Unidos da América.

Almeida Garrett e Ferreira Borges

1829 – Aparece em Londres o primeiro número do Chaveco Liberal, periódico fundado pelos refugiados portugueses Almeida Garrett e Ferreira Borges.

Califórnia

1850 – A Califórnia é admitida como o trigésimo primeiro estado dos EUA.

Gripe espanhola

1918 — A epidemia de gripe espanhola chega ao Brasil através do navio inglês Demerara.

Marinha Portuguesa

1936 — As tripulações da fragata da Marinha Portuguesa NRP Afonso de Albuquerque e do destróier Dão se amotinam contra o apoio da ditadura de Salazar ao golpe do General Franco e declaram sua solidariedade com a República Espanhola.

Bug de computador

1947 — Encontrado o primeiro caso de um bug de computador: uma mariposa se aloja em um relé de um computador Harvard Mark II na Universidade de Harvard.

Coreia do Norte

1948 — Kim Il-sung declara a fundação da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte).

Elvis Presley

1956 – Primeira aparição televisiva do norte-americano Elvis Presley, no Ed Sullivan Show.

Reunião clandestina

1973 – 25 de Abril. Reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, Alcáçovas, marca o início do Movimento das Forças Armadas.

ONU

1973 – Guerra Colonial. A Assembleia Geral da ONU aprova a Resolução 3061 que declara ilegal a presença de tropas portuguesas nos territórios da Guiné, Angola e Moçambique.

Incêndio na serra de Lumiares

1985 – Um incêndio na serra de Lumiares, em Viseu, causa a morte a 14 bombeiros voluntários de Armamar.

Osama bin Laden

2002 – Osama bin Laden reivindica os atentados de 11 de setembro de 2001.

Associação Meninos do Mundo

2008 – É criada a Associação Meninos do Mundo, que visa promover o conhecimento da adoção internacional em Portugal e no estrangeiro.

Vitapress

2009 – É criada a Vitapress, cooperativa encarregue do licenciamento e gestão integrada dos direitos de autor, e que junta vários grupos de comunicação social.

Eduardo Souto Moura

2009 – O arquiteto português Eduardo Souto Moura é distinguido com o Prémio Internacional de Arquitetura 2009, atribuído pelo “The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design”, pelo projeto do Centro de Arte Contemporânea Graças Morais de Bragança.

Uruguai

2009 – O Uruguai é o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal.

Elizabeth II 

2015 — Elizabeth II tornou-se a monarca reinante mais longa do Reino Unido.

Teste nuclear

2016 — Coreia do Norte realiza seu quinto e supostamente o maior teste nuclear até à data. Líderes mundiais condenam o ato, com a Coreia do Sul chamando-o de “imprudência maníaca”.

Nascimentos

1585 — Cardeal de Richelieu, duque e político francês

1828 — Liev Tolstói, escritor russo, autor de “Anna Karenina” e “Guerra e Paz”.

1887 – António Maria de Sousa Sardinha, poeta e político português

1942 — Raul Durão, apresentador e jornalista português

1960 — Hugh Grant, ator e músico britânico.

1966 – Adam Sandler, ator norte-americano

1974 – Ana Carolina, cantora e compositora brasileira.

1975 – Michael Bublé, ator e cantor canadiano

1976 – Lúcia Moniz, atriz e cantora portuguesa.

1977 – Cristina Ferreira, apresentadora de televisão e atriz portuguesa.

1977 – Nuno Ribeiro, ex-ciclista português.

1979 – Pedro Moutinho, ex-futebolista português.

1991 – Danilo Pereira, futebolista português.

Falecimentos

1438 — Duarte I de Portugal

1860 — Maria Francisca de Abreu Pereira Cirne, nobre portuguesa

1901 – Henri de Toulouse-Lautrec, pintor francês.

2004 – Frank Thomas, animador dos estúdios Walt Disney, criador de “Bambi”.

2005 — Tarzan Taborda, lutador de luta livre português

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com