Efeméride – Dia Nacional dos Castelos
Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. Ele tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.
Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.
O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal – Monumentos.
Dia Mundial do Trabalho Digno
O trabalho digno permite ter dinheiro para comprar comida, ter uma casa para viver, ter cuidados de saúde, poder comprar medicamentos ou roupas que permitam viver com dignidade. Para que o trabalho seja digno o dinheiro que as pessoas recebem deve ser justo e adequado ao trabalho que fazem. Quem faz o mesmo trabalho deve receber o mesmo dinheiro. Também é importante que as pessoas tenham condições de segurança no trabalho e que não tenham que pôr a sua saúde ou a sua vida em risco. As pessoas devem ainda ter apoios sociais em caso de necessidade, como ficar doente ou sem trabalho.
Dia Mundial do Algodão
Foi proclamado o Dia Mundial do Algodão através da Resolução 75/318 da Assembleia Geral da ONU de 30 de agosto de 2021.
A iniciativa do Dia Mundial do Algodão nasceu em 2019, quando quatro países produtores de algodão da África Subsaariana (Benim, Burkina Faso, Chade e Mali), conhecidos como “Cotton Four” propuseram à Organização Mundial do Comércio a celebração deste dia.
A ONU celebrou pela primeira vez o Dia Mundial do Algodão no ano passado, 2022.
Este dia tem como objetivo aumentar a visibilidade do setor do algodão, fundamental no desenvolvimento económico, no comércio internacional e no alívio da pobreza. O algodão é um produto que muda vidas em todo o mundo, uma vez que sustenta 28,67 milhões de produtores e beneficia mais de 100 milhões de famílias em 75 países.
No dia de hoje assinalamos também:
Papel químico
1806 – O papel químico é patenteado pelo inglês Ralph Wedgewood.
Ford
1913 — Ford Motor Company introduz a primeira linha de montagem de veículos em movimento.
KLM
1919 — Fundação da KLM, transportadora aérea dos Países Baixos. É a mais antiga com o nome original.
Air France
1933 — É inaugurada a Air France, depois de formada por uma fusão de cinco companhias aéreas francesas.
Madre Teresa
1950 — Madre Teresa de Calcutá funda as Missionárias da Caridade.
Luna 3
1959 — A sonda soviética Luna 3 transmite as primeiras fotografias do lado oculto da Lua.
Código de barras
1974 – Um cliente do supermercado Marsh’s em Troy, no estado norte-americano de Ohio, faz a primeira compra de um produto com código de barras.
EUA
1963 – Os EUA, de John F.Kennedy, o Reino Unido e a URSS concordam com a suspensão de experiências de armamento nuclear.
Afeganistão
2001 — A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos começa com um ataque aéreo e operações secretas em terra.
Vanessa Fernandes
2006 – Vanessa Fernandes sagra-se pela primeira vez campeã da Europa de duatlo, em Rimini.
Chicago
2007 – A maratona de Chicago, corrida sob intenso calor e humidade, fica enlutada pela morte de uma pessoa, enquanto outras 250 tiveram de ser hospitalizadas.
Mario Vargas Llosa
2010 – O Prémio Nobel de Literatura é atribuído ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.
Volkswagen
2015 – A SIVA, representante da Volkswagen, Audi e Skoda em Portugal, admite que a Autoeuropa produziu carros com dispositivos que falseiam os resultados das emissões de gases poluentes.
Nascimentos
1736 — Maria Ana Francisca de Bragança
1904 – Henrique de Barros, político português
1922 — Nasce, na Costa de Caparica, António Gonçalves Ribeiro conhecido por Tarzan ou, entre os pescadores, por Roaz. Durante o longo período em que é nadador salvador salva a vida a mais de 400 pessoas.
1951 — John Mellencamp, cantor, compositor, guitarrista e ator norte-americano
1952 – Vladimir Putin, político russo.
1959 – Simon Cowell, executivo britânico.
1970 – Carlos Vieira, ator português.
1983 – Tarantini, futebolista português.
1996 — Lewis Capaldi, cantor e compositor britânico.
Falecimentos
1796 — Thomas Reid, filósofo alemão
1849 – Edgar Allan Poe, escritor norte-americano
2012 – Aquilino Ribeiro Machado, engenheiro, militante e cofundador do PS. Foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Lisboa democraticamente eleito.
Veja mais efemérides aqui.