Efeméride – Dia Mundial das Zoonoses
O dia 06/7 foi escolhido para lembrar o combate às zoonoses porque nesta data, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, com sucesso a vacina antirrábica por ele desenvolvida em um jovem que havia sido mordido por um cão.
As Zoonoses são doenças infeciosas transmissíveis direta ou indiretamente entre animais e humanos. Essa transmissão poderá ocorrer de forma direta pelo contacto entre o Homem e os animais ou por via indireta, através de alimentos contaminados ou pela transmissão da doença por vetores.
De acordo com a OMS, existem atualmente mais de 200 tipos de zoonoses e cerca de 60% das doenças infeciosas humanas têm a sua origem em animais. Além disso, 75% das novas doenças que infetaram os seres humanos nas últimas décadas tiveram origem nos animais.
Estas Zoonoses são doenças que têm um impacto efetivo na saúde de todas as comunidades, nas vivências diárias das sociedades, na economia, na biodiversidade e no meio ambiente.
Em Portugal, várias doenças dos humanos têm origem nos animais ou são partilhadas com estes. Além das zoonoses mais clássicas, como a brucelose, a tuberculose e a raiva, a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) destaca a campylobacteriose, a colibaciolose, a salmonelose, a leptospirose, a febre da carraça e a gripe das aves, entre muitas outras.
No dia de hoje assinalamos também:
Papa Clemente VI
1348 — O Papa Clemente VI emite uma bula papal protegendo os judeus acusados de terem causado a Peste Negra.
Queimado na fogueira
1415 — Jan Hus é condenado pela assembleia do conselho na catedral de Constança como herege e condenado a ser queimado na fogueira.
Diogo Cão
1484 — O navegador português Diogo Cão descobre a foz do rio Congo.
Filipe II da Espanha
1557 — O Filipe II da Espanha, rei consorte da rainha Maria I da Inglaterra, parte de Dover para a guerra com França, que acabou resultando na perda da cidade de Calais, a última possessão inglesa no continente, e de Maria I nunca mais ver seu marido novamente.
Louis Pasteur
1885 — Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica em Joseph Meister, um rapaz que fora mordido por um cão com raiva.
Primeira travessia
1919 — O dirigível britânico R-34 aterra em Nova Iorque, completando a primeira travessia do Atlântico.
Legislação antijudaica
1939 — A legislação antijudaica na Alemanha nazista pré-guerra fecha as últimas empresas judaicas remanescentes.
Anne Frank
1942 — Anne Frank e sua família se escondem no “Anexo Secreto” acima do escritório de seu pai em um armazém de Amsterdão.
Circo Hartford
1944 — O incêndio do circo Hartford, um dos piores desastres de incêndio dos EUA, mata aproximadamente 168 pessoas e fere mais de 700 em Hartford, Connecticut.
Brasil e China
1988 – Brasil e China assina o CBERS programa de cooperação tecnológica para a produção de uma série de satélites de observação da Terra.
Nascimentos
1887 – Marc Chagall, pintor e ceramista francês
1907 — Frida Kahlo, pintora mexicana
1920 — Fernando Pacheco de Amorim, antropólogo, publicista e político português
1921 – Nancy Reagan, atriz e primeira-dama norte-americana
1937 – Ernesto Figueiredo, ex-futebolista português.
1946 – George W. Bush, político norte-americano.
1946 – Sylvester Stallone, ator, diretor e produtor norte-americano.
1975 – 50 Cent, rapper norte-americano.
1982 – Ricardo Nunes, futebolista português.
1994 — Ruben Guerreiro, ciclista português.
Falecimentos
1971 — Louis Armstrong, músico norte americano
2010 — Matilde Rosa Araújo, escritora portuguesa
2011 — Maria José Nogueira Pinto, jurista e política portuguesa
2020 – Ennio Morricone, compositor italiano