Início>Atualidade>5 de setembro -Dia Internacional da Caridade e Dia de Madre Teresa de Calcutá

5 de setembro -Dia Internacional da Caridade e Dia de Madre Teresa de Calcutá

Efeméride – Dia Internacional da Caridade

Este Dia foi proclamado na Resolução 67/105 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 2012.  A data foi instituída pela ONU em 2012 e comemorada pela primeira vez em 2013.

A data de 5 de setembro foi escolhida para comemorar o aniversário do falecimento de Madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979 “pelo trabalho realizado na luta pela superação da pobreza e da miséria, que também constituem uma ameaça à paz.”

O Dia Internacional da Caridade foi criado para reconhecer o papel fulcral das instituições, dos governos e das pessoas de todo o mundo que praticam a caridade e aliviam o sofrimento humano. Dar é o verbo desta data: neste dia as pessoas são convidadas a dar algum do seu tempo, conhecimento ou dinheiro a quem precisa. 

A caridade é um dos atos mais louváveis do homem. 

Em Portugal realizam-se ações de solidariedade a favor dos carenciados em centros comerciais de várias cidades. Como a data se aproxima do início das aulas, as pessoas doam tradicionalmente material escolar ou fazem donativos monetários. Estas ações de voluntariado são organizadas por instituições como a Cáritas.

Dia de Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa, a renomada freira e missionária, nasceu Agnes Gonxha Bojaxhiu em 1910. Em 1928 ela foi para a Índia, onde se dedicou a ajudar os necessitados. Enquanto pequena, foi solista do coro da igreja, e aos 18 anos fez votos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, na Irlanda.

Partiu para Darjeeling, na Índia, em 1931, para dar aulas numa escola das irmãs de Loreto.  Com a autorização do Papa Pio XII, Teresa foi viver sozinha, em 1948, no meio dos mais pobres em Calcutá. Nesse mesmo ano, tornou-se cidadã indiana e fundou a ordem das Missionárias da Caridade em Kolkota (Calcutá) em 1950, que se tornou conhecida por seu trabalho entre os pobres e moribundos naquela cidade.

Em 1979, Madre Teresa de Calcutá recebe o prémio Nobel da Paz, pelos trabalhos prestados à humanidade.   

 A 5 de setembro de 1997, Madre Teresa sofre um ataque cardíaco e falece com 87 anos. O Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa de Calcutá, a padroeira dos pobres e incapacitados, em 2003. 

No dia de hoje assinalamos também:

Tratado de Tordesilhas

1494 — Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal.

D’Artagnan

1661 — Queda de Nicolas Fouquet: o superintendente de finanças de Luís XIV é preso em Nantes por D’Artagnan, capitão dos mosqueteiros do rei.

Fim do Grande Incêndio

1666 — Fim do Grande Incêndio de Londres: Dez mil prédios, incluindo a Antiga Catedral de São Paulo, são destruídos, mas apenas seis pessoas morreram.

Imposto sobre barbas 

1698 — Em um esforço para ocidentalizar sua nobreza, o czar Pedro I da Rússia impõe um imposto sobre barbas para todos os homens, exceto o clero e o campesinato.

Direitos da Mulher e da Cidadã

1791 — Olympe de Gouges escreve a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã.

Marte

1877 – O astrónomo italiano Giovanni Schiaparelli desenha o primeiro mapa de Marte.

Dia do Trabalhador

1882 – Celebração do primeiro Labor Day, Dia do Trabalhador, nos EUA.

Portugal na ONU

1946 – O pedido de entrada de Portugal na ONU não é aceite pela Assembleia Geral, por causa do regime ditatorial do Estado Novo, de Oliveira Salazar.

Massacre de Munique

1972 — Massacre de Munique: um grupo terrorista palestino chamado “Setembro Negro” ataca e toma como reféns 11 atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique. Dois morrem no ataque e nove são assassinados no dia seguinte.

Gerald Ford

1975 – Fracassa o atentado contra o presidente norte-americano Gerald Ford, em Sacramento, Califórnia.

Serviço de Informações

1984 – É publicada a Lei-quadro do Serviço de Informações da República Portuguesa.

Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais

1991 — Entra em vigor o atual tratado internacional que defende os povos indígenas, a Convenção sobre os Povos Indígenas e Tribais, 1989.

Cairo, Egito

1994 – Começa na cidade do Cairo, Egito, a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento das Nações Unidas, com a participação de 170 países.

Testes nucleares

1995 – A França realiza, no atol de Mururoa, no Pacífico, o primeiro de uma série de testes nucleares.

Plano Hidrológico

2000 – A Espanha apresenta o anteprojeto do Plano Hidrológico.

Eleições legislativas

2008 — Têm início em várias províncias a votação para as eleições legislativas em Angola, as primeiras no país desde 1992.

Mundial de Moto2

2010 – Shoya Tomizawa, piloto da Moriwaki no Mundial de Moto2, morre de acidente durante o GP de San Marino, com 19 anos.

Acordo de paz

2014 – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, assinam um acordo de paz para acabar com meses de violência entre o exército e os ex-guerrilheiros.

Jogos Olímpicos de 2016

2017 – A polícia brasileira anuncia a abertura de um inquérito por alegada corrupção à atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 à cidade do Rio de Janeiro, com a possível compra de votos no Comité Olímpico Internacional (COI).

Presidente da Guiné

2021 — O presidente da Guiné, Alpha Condé, é capturado pelas forças armadas durante um golpe de estado.

Nascimentos

1735 — Johann Christian Bach, compositor alemão

1940 – Raquel Welch, atriz e cantora norte-americana

1946 – Freddie Mercury, cantor britânico 

1951 – Michael Keaton, ator norte-americano

1957 — Luís Marques Mendes, político e advogado português.

1981 – Bruno Neves, ciclista português 

1996 – Ivo Oliveira, ciclista português.

1996 – Rui Oliveira, ciclista português.

Falecimentos

1997 – Madre Teresa de Calcutá, missionária católica e beata indiana

2008 – Maria Adelaide Ribeirete, criadora dos Bordados de Óbidos.

2009 – João Vieira, artista plástico e pintor português

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.