Efeméride – Dia da Implantação da República Portuguesa
Hoje é feriado nacional. A data comemora a ocasião em que Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.
A implantação da república em Portugal aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muitos portugueses não concordavam que o país continuasse sendo governado pela monarquia.
O último rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança, também chamado de D. Manuel II (1889-1932), que através da Ericeira deixou o país em 1910 para exílio na Inglaterra, país onde faleceu em 1932.
Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.
Em 5 de outubro de 1910, às 9h, foi proclamada a queda da monarquia e implantação da república nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício onde hoje se situa a Câmara Municipal de Lisboa.
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Dia Mundial do Professor
A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população.
Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas.
No dia de hoje assinalamos também:
Tratado de Zamora
1143 – O Tratado de Zamora estabelece a independência do Reino de Portugal. É assinado por Afonso Henriques, Afonso VI de Castela e um representante do Papa.
Marquês de Pombal
1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.
República Portuguesa
1910 – A República Portuguesa é proclamada da varanda da Câmara de Lisboa, por José Relvas.
Dirigível britânico
1930 — O dirigível britânico R101 cai na França a caminho da Índia em sua viagem inaugural, matando 48 pessoas.
Truman faz
1947 — O presidente Truman faz o primeiro discurso televisivo do Salão Oval.
Beatles
1962 – Os Beatles editam o primeiro disco “Love me Do”.
James Bond
1962 – Estreia de James Bond na Grã-Bretanha. Bond, também conhecido pelo código 007, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.
BBC
1969 – A BBC estreia a série Monty Python’s Flying Circus.1
Augusto Pinochet
1988 – O povo do Chile recusa, em referendo, a permanência no poder do ditador Augusto Pinochet.
Comissão Europeia
2006 – A Comissão Europeia adota as novas disposições em matéria de segurança para as viagens de avião, como a restrição de transporte de líquidos a bordo.
Educação
2014 – Alguns milhares de professores desfilam em direção ao Chiado, em Lisboa, a contestar a política do Governo para a Educação e a pedir a demissão do ministro Nuno Crato.
Nascimentos
1935 – Tarcísio Meira, ator brasileiro
1951 – Bob Geldof, cantor, compositor e humanista irlandês.
1954 — João Lagarto, ator, dublador e encenador português.
1959 — Paulo Borges, professor, ensaísta, filósofo, poeta e escritor português.
1962 – Alfredo da Silva Castro, ex-futebolista português.
1975 – Kate Winslet, atriz britânica.
1986 — Rui Costa, ciclista português.
Falecimentos
1798 — Luís António de Sousa Botelho Mourão, nobre português
1918 — Roland Garros, pioneiro da aviação francês
2000 – Júlio Pinto, jornalista e humorista português
2011 – Steve Jobs, cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e diretor executivo da empresa de animação Pixar.
2011 – Margarida Marante, jornalista portuguesa
Veja mais efemérides aqui.