Efeméride – Dia Nacional do Psicólogo
O Dia Nacional do Psicólogo assinala-se a 4 de setembro para promover o reconhecimento público da importância social da profissão e da aplicação das Ciências Psicológicas para o bem-estar dos portugueses.
Estes profissionais desempenham um papel relevante em diferentes áreas e contextos, sejam hospitais, empresas, escolas, estabelecimentos prisionais, centros de saúde, clínicas, centros comunitários e desportivos.
Em Portugal, a criação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) revelou-se fundamental para regulamentar o exercício da profissão, impedindo o uso indevido do título de psicólogo por pessoas que não estão devidamente habilitadas, e, por outro lado, para dar voz aos psicólogos e ao crescente reconhecimento da importância do trabalho destes profissionais na nossa sociedade.
Dia Mundial da Saúde Sexual
Embora já se comemore este dia desde 2010, proposto pela Associação Mundial de Saúde Sexual (World Association for Sexual Health, WAS), em Portugal foi instituído oficialmente, por via da Resolução n.º 187/2021 da Assembleia da República, um “Dia Nacional da Saúde Sexual”, 2021 foi o primeiro ano a ser celebrado.
A saúde sexual presupõe a garantia de direitos sexuais, que são protegidos como direitos humanos na legislação internacional e europeia.
Promover a saúde sexual e reprodutiva é uma questão de igualdade de género, de proteção de crianças e jovens e de combate à discriminação e à violência de género.
No dia de hoje assinalamos também:
Tratado de Alcáçovas
1479 – É assinado o Tratado de Alcáçovas, entre D. João II e os Reis Católicos, que põe fim à Guerra de Sucessão de Castela.
Los Angeles
1781 – É fundada a cidade de Los Angeles, El Pueblo de la Reina de Los Angeles, pelo governador espanhol da Califórnia, Felipe de Neve.
Comércio de escravos
1850 — Promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proíbe definitivamente o comércio de escravos no atlântico para o Brasil.
Rede de iluminação
1882 – É inaugurada a primeira rede de iluminação elétrica de Nova Iorque.
Índio norte-americano
1886 – Rendição de Jerónimo, o último guerreiro índio norte-americano, na batalha de Skeleton Canyon, Arizona.
Kodak
1888 – George Eastman regista a patente da máquina fotográfica Kodak.
2.º governo republicano
1911 — Toma posse em Portugal, o 2.º governo republicano, o primeiro sob a Constituição de 1911, chefiado pelo presidente do Ministério João Chagas.
D. Manuel II
1913 – Casamento do último rei de Portugal, D. Manuel II, com a princesa Augusta Vitória de Hohenzollern Sigmaringen, em Sigmaringen (Reino Unido). Não tiveram descendência.
NASCAR
1950 — Darlington Raceway é o local da Bojangles’ Southern 500, a primeira corrida NASCAR de 500 milhas.
Transmissão televisiva
1951 — A primeira transmissão televisiva transcontinental ao vivo ocorre em São Francisco, da Conferência Japonesa do Tratado de Paz.
Ford
1957 — A Ford Motor Company apresenta o Edsel.
Beatles
1962 — Os Beatles gravam a primeira versão de “Love me do” com Ringo Starr. A versão integrada no álbum “Please Please me”, será feita no dia 11.
Jogos Olímpicos de Munique
1972 – O nadador Mark Spitz conquista a sétima medalha de ouro de natação, nos Jogos Olímpicos de Munique, Alemanha, facto inédito na competição.
Açores
1976 – Nos Açores, toma posse o primeiro parlamento dos Açores.
António Ramalho Eanes
1980 – António Ramalho Eanes confirma a recandidatura à Presidência da República Portuguesa.
VIII Governo Constitucional
1981 – Toma posse o VIII Governo Constitucional, presidido por Francisco Pinto Balsemão.
Mário Soares
1986 – O Presidente da República, Mário Soares, veta a revisão do Estatuto de Autonomia dos Açores.
Arte Rupestre
1995 – A Federação das Organizações de Arte Rupestre reconhece a “importância da herança cultural de Vale do Coa”.
Constituição
1997 — É aprovada a revisão da Constituição.
Bayer
1977 – Ex-delegado da Bayer Alfredo Pequito denuncia que há médicos a prescrever medicamentos em troca de prendas e viagens a congressos de teor científico duvidoso. A denúncia motiva uma investigação pelo Ministério Público.
1998 — Arranque da empresa Google.
Disney
2001 — Tokyo DisneySea abre ao público como parte do Tokyo Disney Resort em Urayasu, Chiba, Japão.
Cuidados Continuados
2003 — É aprovada a criação da Rede de Cuidados Continuados de Saúde.
Mercado elétrico
2006 – Arranca a última fase da liberalização do mercado elétrico em Portugal.
A380 da Airbus
2006 – Primeiro voo experimental do maior avião civil do mundo, o A380 da Airbus, com 474 passageiros a bordo.
Genoma individual
2007 – Investigadores decifram pela primeira vez o genoma completo de uma só pessoa, abrindo caminho ao estudo do património genético individual para alcançar uma medicina personalizada, revela a revista PLoS Biology
Regime jurídico das armas
2008 – O Governo aprova o novo regime jurídico das armas, que prevê a aplicação da prisão preventiva em todos os casos de crimes cometidos com detenção ou com recurso a arma proibida.
Champalimaud
2009 – A Fundação Champalimaud atribui o Prémio Visão 2009, no valor de um milhão de euros, à Helen Keller International, organização não-governamental de combate à cegueira nos países em desenvolvimento.
juiz Carlos Alexandre
2015 – O juiz Carlos Alexandre determina por despacho a prisão domiciliária de José Sócrates, que se encontrava detido em prisão preventiva há 288 dias.
Partido Democrático do Atlântico
2015 – O Partido Democrático do Atlântico (PDA) é extinto pelo Tribunal Constitucional por não ter apresentado contas referentes a 2011, 2012 e 2013, uma norma prevista na Lei dos Partidos Políticos, não podendo concorrer às legislativas de outubro.
Papa Francisco
2016 – O papa Francisco proclama santa a madre Teresa de Calcutá, numa cerimónia na Praça de São Pedro, no Vaticano, que conta com a presença de milhares de pessoas.
Nascimentos
1953 – Carlos Alberto de Pinho Moreira Azevedo, bispo católico português.
1954 – Isabelle Durant, política belga.
1974 – José Luís Peixoto, escritor, dramaturgo e poeta português.
1979 – Pedro Camacho, compositor português.
1981 – Beyoncé, cantora e atriz norte-americana.
Falecimentos
1963 – Robert Schumann, político francês, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, impulsionador da fundação do Mercado Comum Europeu e da União Europeia.
1965 – Alberto Schweitzer, médico e Nobel da Paz.
1986 – Otto Glória, treinador de futebol, selecionador de Portugal no Mundial de Inglaterra de 1966.
1995 – Paulo Gracindo, ator brasileiro.
2009 – António Portugal, arquiteto, autor, entre outros projetos, do Centro de Arte Graça Morais, em Vila Flor.
2010 – Paul Conrad, cartoonista norte-americano, distinguido por três vezes com o prémio Pulitzer.