Início>Atualidade>31 de março – Dia Nacional do Doente com AVC e Dia Mundial do Backup
Avc

31 de março – Dia Nacional do Doente com AVC e Dia Mundial do Backup

Efeméride – Dia Nacional do Doente com AVC

A cada hora que passa, três portugueses sofrem um AVC. Desses, um deles não sobrevive e, dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular (SPAVC) o AVC continua a ser a principal causa de mortalidade e incapacidade em Portugal. Assinala-se hoje, 31 de março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), data que tem como objetivo alertar para esta doença, para os sinais e sintomas de alerta e para a melhor forma de atuar perante a sua ocorrência.

O AVC é provocado por uma descida repentina do fluxo sanguíneo responsável pela irrigação do cérebro. Muitas das vezes é provocado pelo bloqueio de um vaso sanguíneo do cérebro (AVC isquémico) ou pela rutura deste (AVC hemorrágico).

Estes problemas são causados pela acumulação de placas de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose). O bloqueio ou rutura de um vaso sanguíneo faz com que essa zona cerebral não receba oxigénio levando à lesão das células cerebrais, que morrem ou deixam de funcionar corretamente.

É fundamental que reconheça os sinais de alerta de AVC e ligue imediatamente para o Número Europeu de Emergência 112:
– Dificuldade em falar: pode ser difícil de perceber o que a pessoa diz e/ou não fazer sentido;
– Desvio da face (“boca ao lado”): um dos lados do rosto pode estar dormente ou descaído. Repare se os dois lados da boca estão simétricos;
– Falta de força num braço: a pessoa pode ter dificuldade em movimentar um dos braços.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são cruciais, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. As pessoas com sinais e sintomas de AVC não se devem deslocar ou ser levados por meios próprios para o hospital mais próximo. Devem ligar para o 112, que garante o acionamento da Via Verde do AVC que se encarrega que os utentes com sinais e sintomas da doença são corretamente assistidos e encaminhados para a unidade hospitalar melhor preparada para os receber. O tempo é crucial, não fique à espera que os sintomas passem.

Dia Mundial do Backup

O que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica. 

O que é um backup? 

Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos. Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.

No dia de hoje assinalamos também:

Sismo em Lisboa

1761 — O sismo em Lisboa atinge a Península Ibérica com uma magnitude estimada de 8,5, seis anos depois que outro sismo destruiu a cidade.

Inquisição

1821 — A Inquisição em Portugal é extinta

 Torre Eiffel

1889 — A Torre Eiffel é inaugurada por seu construtor, Gustave Eiffel.

Horário de verão

1918 – O Horário de verão entra em vigor nos Estados Unidos pela primeira vez

Código de Produção Cinematográfica

1930 — É instituído o Código de Produção Cinematográfica, que impõe diretrizes rígidas sobre o tratamento de sexo, crime, religião e violência no cinema, nos Estados Unidos, pelos próximos trinta e oito anos.

Redor da Lua

1966 — A União Soviética lança a Luna 10, que mais tarde se tornaria a primeira sonda espacial a entrar em órbita ao redor da Lua.

WrestleMania

1985 — O primeiro WrestleMania, o maior evento de luta livre da WWE (então o WWF), acontece no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

Australopithecus afarensis 

1994 — O jornal científico Nature reporta o achado na Etiópia do primeiro crânio completo de um Australopithecus afarensis 

Nascimento de Salette Tavares

A 31 de março de 1922, nasce a escritora, poeta e ensaísta portuguesa Salette Tavares.

Nascimento de René Descartes

A 31 de março de 1596, nasceu o filósofo francês René Descartes

Morte de José Liberato Freire de Carvalho

A 30 de março de 1855 morre José Liberato Freire de Carvalho – mais conhecido por José Liberato ou, simplesmente, por Liberato, um dos memorialistas e publicistas portugueses mais destacados do século XIX.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.