Efeméride – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.
Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.
A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.
Fatores de Risco do Cancro da Mama
Idade – probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
Reincidência do cancro da mama – uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.
História familiar – o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
Alterações genéticas – alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
Primeira gravidez depois dos 31 anos.
História menstrual longa – mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.
Terapêutica hormonal de substituição – mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.
Raça – o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.
Obesidade após a menopausa.
Falta de atividade física.
No dia de hoje assinalamos também:
Tratado de Paz
1411 – Tratado de Paz de Segóvia entre Portugal e Castela.
Rei Dom Manuel I
1500 — Rei Dom Manuel I de Portugal casa-se com Maria de Aragão e Castela.
“Sensibilidade e Bom Senso”
1811 – Sai a primeira edição de “Sensibilidade e Bom Senso”, de Jane Austen.
Benito Mussolini
1922 – Benito Mussolini apresenta o governo fascista de Itália.
Orson Welles
1938 – Orson Welles transmite a versão radiofónica da “Guerra dos Mundos”, de H.G.Welles, simulando uma reportagem em direto sobre a invasão da Terra por marcianos o que causou pânico na população, que achou que a Terra estava realmente sendo invadida por extraterrestres.
Salazar
1938 – Salazar anuncia a intenção de manter Portugal como país neutro na II Guerra Mundial.
Juan Carlos de Espanha
1975 – O príncipe Juan Carlos de Espanha assume interinamente as funções de Chefe de Estado, durante a doença do ditador Francisco Franco.
Torre do Tombo
2004 – A Torre do Tombo impede a saída do país de Atlas Universal de 1643, adquirindo-o por 1,5 milhões de euros.
Aquecimento global
2006 – O relatório Stern sobre alterações climáticas, encomendado pelo governo britânico, demonstra que Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus mais afetados pelo aquecimento global.
FIFA
2007 – O Brasil é anunciado oficialmente como país-sede da Campeonato do Mundo FIFA de 2014.
Pedro Passos Coelho
2015 – Toma posse em Portugal o XX Governo Constitucional, um governo da coligação Portugal à Frente (PPD/PSD e CDS–PP) chefiado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, naquele que será o mais curto governo da história democrática do país.
Lula da Silva
2022 – Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, é eleito, na segunda volta, e pela terceira vez, presidente do Brasil
Nascimentos
1821 – Fiodor Dostoievsky, escritor russo, autor de “Crime e Castigo”, “O Idiota”, “Os Irmãos Karamazov”
1956 – Carlos César, político português.
1960 – Diego Maradona, futebolista argentino
1994 – Maro, cantora portuguesa.
1998 – Júlia Palha, atriz e modelo portuguesa.
Falecimentos
1910 – Jean Henri Dunant, suíço, fundador da Cruz Vermelha e primeiro Prémio Nobel da Paz (1901)
2003 – Carlos Jorge, tenor português
Veja mais efemérides aqui.