Efeméride – O dia em que Salazar caiu da cadeira
O início do fim…
A 3 de Agosto de 1968, António Salazar, na altura Presidente do Conselho de Estado de Portugal, de férias na sua casa de verão no forte de Santo António do Estoril, caiu de uma cadeira e bateu com a cabeça no chão de pedra.
Desta queda, da qual existem várias versões uma delas que estava distraído a ler o Diário de Notícias, inclinando-se de forma apressada; Franco Nogueira (ministro dos Negócios Estrangeiros) diz que Salazar se preparava para tratar dos calos e a queda foi testemunhada pelo calista Augusto Hilário e pela governanta, Maria de Jesus, outra versão é de que a perna da cadeira não aguentou o peso do corpo e até há quem diga que não havia cadeira nenhuma. O acidente foi desvalorizado pelo próprio que se recusou a consultar um médico.
Portugal só soube do acontecimento a 7 de setembro quando a Emissora Nacional informou da operação de António Oliveira Salazar a um hematoma intracraniano devido a uma queda de uma cadeira mas ocultando a data dessa queda, esta informação foi ocultada ao povo português.
Nove dias depois da operação, às 13:45, um acidente vascular no hemisfério cerebral direito de António Salazar interrompeu com brutalidade todo o processo da recuperação.
A 26 de Setembro de 1968, o Presidente Américo Tomás nomeou Marcelo Caetano como Presidente do Conselho (atualmente primeiro-ministro).
Devido à limitação mental de Salazar, os ministros fingiam realizar Conselhos de ministros na sua presença, levando-o assim a criar a ilusão de que ainda decidia.
No dia 27 Julho de 1970, quase dois anos depois da queda da cadeira, ao sofrer por pneumonia ou infecção renal, insuficiências cardiovasculares profundas, falecia António Oliveira Salazar.
O regime ditatorial de Salazar só iria acabar a 25 de abril de 1974.
No dia de hoje assinalamos também:
Cristóvão Colombo
1492 — Cristóvão Colombo zarpa de Palos de la Frontera, na Espanha.
Teatro alla Scala
1778 — Inaugurado o Teatro alla Scala em Milão com a estreia da ópera Europa riconosciuta de Antonio Salieri.
Firestone
1900 — É fundada a Firestone Tire and Rubber Company.
NBA
1949 — A Basketball Association of America e a National Basketball League finalizam a fusão, que criaria a National Basketball Association.
Pólo Norte
1958 — O primeiro submarino nuclear do mundo, o USS Nautilus, torna-se o primeiro navio a completar uma travessia submersa do Pólo Norte geográfico.
PIDE
1959 — A força policial do Estado de Portugal, PIDE, dispara contra trabalhadores em greve em Bissau, na Guiné Portuguesa, matando mais de 50 pessoas.
TRS-80
1977 — A Tandy Corporation anuncia o TRS-80, um dos primeiros computadores pessoais produzidos em massa.
INEM
1981 – É criado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Fernanda Ribeiro
1982 – Na madrugada de 3 de agosto em Portugal, Fernanda Ribeiro conquista a medalha de ouro na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta
Sky Tower
1997 — A mais alta estrutura independente do Hemisfério Sul, a Sky Tower no centro de Auckland, na Nova Zelândia, é inaugurada após dois anos e meio de construção.
Estátua da Liberdade
2004 — O pedestal da Estátua da Liberdade reabre depois de ser fechado desde os ataques de 11 de setembro.
Nascimentos
1697 — Manuel de Bragança, Infante de Portugal
1748 — Ricardo Franco de Almeida Serra, militar português
1811 — Elisha Otis, inventor estadunidense
1904 – Dolores del Río, atriz mexicana
1926 – Tony Bennett, cantor norte americano
1934 — Jonas Savimbi, político angolano
1940 – Martin Sheen, ator norte americano
1959 – Diamantino Miranda, ex-futebolista e treinador de futebol português.
1977 – Rui Silva, atleta de corrida ( meio fundo) português, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
1986 – Charlotte Casiraghi, princesa e jornalista monegasca.
Falecimentos
1939 — Políbio Gomes dos Santos, poeta português
2016 — Chris Amon, automobilista neozelandês
Gostou desta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.