Efeméride – Dia Internacional da Saúde Feminina
Este dia, criado em 1987, visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres. Algumas patologias são exclusivas da mulher, chamando este dia também a atenção para sintomas e doenças especiais do sexo feminino e para a necessidade de uma higiene diária cuidada.
Nos países em vias de desenvolvimento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discriminação no acesso aos cuidados de saúde, com base em fatores socioculturais. Esta situação é relembrada uma vez por ano, a 28 de maio, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada. Neste dia de ação, governos, agências internacionais, organizações civis e outros tipos de entidades se unem na promoção da saúde feminina.
Dia Internacional do Brincar
A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA
O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatidade e convivência.
Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.
Dia Internacional do Hambúrguer
O hambúrguer é uma das comidas mais populares em todo mundo e teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo e daí a origem do seu nome.
Levado por imigrantes aos Estados Unidos, nesse país ganharia as lanchonetes e as multinacionais de comida rápida, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo inteiro. Se os americanos não o criaram, eles acrescentaram o pão ao hambúrguer, para juntar complementos como queijo, molho e salada.
Atualmente, o hambúrguer tem ganhado a atenção de chefs renomados que elaboram receitas com ingredientes sofisticados. Inclusive, a carne vermelha já não é mais usada com exclusividade para o sanduíche e há versões com salmão, perú, frango e até vegetariana.
No dia de hoje assinalamos também:
Invencível Armada
1588 — A Invencível Armada, com 130 navios e 30 000 homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha (somente em dia 30 de maio todos os navios deixaram o porto).
Lei de Remoção dos Índios
1830 — O presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson, assina a Lei de Remoção dos Índios, que nega aos nativos americanos seus direitos à terra e os realoca à força.
Revolução de 28 de Maio
1926 — Em Portugal dá-se a Revolução de 28 de Maio, um golpe de estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo.
Volkswagen
1937 — Fundação da Volkswagen, fabricante de automóveis alemã.
Apartheid
1948 — Daniel François Malan é eleito primeiro-ministro da África do Sul. Mais tarde, ele implementou o Apartheid.
Estádio das Antas
1952 — Inauguração do Estádio das Antas, pertencendo ao FC Porto, contando com a presença do então Presidente da República, General Craveiro Lopes, tendo sido convidado para a inauguração o SL Benfica, que acabaria por vencer o jogo inaugural por 2 – 8.
Amnistia Internacional
1961 — Artigo de Peter Benenson, intitulado The Forgotten Prisoners é publicado em vários jornais internacionais, lançando uma campanha pela amnistia, considerado o marco para a criação da Amnistia Internacional.
Yasser Arafat
1964 — É fundada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), com Yasser Arafat eleito como seu primeiro líder.
CEE
1979 — Konstantinos Karamanlis assina o tratado completo da adesão da Grécia à Comunidade Económica Europeia.
Rússia
1987 — Um piloto da Alemanha Ocidental de 18 anos, Mathias Rust, foge das defesas aéreas da União Soviética e pousa um avião particular na Praça Vermelha em Moscovo, Rússia.
ONU
1993 — Eritreia e Mónaco se tornam membros da Organização das Nações Unidas.
Testes nucleares
1998 — O Paquistão responde a uma série de testes nucleares da Índia com seus próprios testes.
A Última Ceia
1999 — Em Milão, Itália, após 22 anos de obras de restauração, a obra-prima de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, é novamente exposta.
World Trade Center
2002 — A última viga de aço é removida no local original do World Trade Center. As acções de limpeza terminaram oficialmente com uma cerimónia de encerramento no Ground Zero, em Manhattan, Nova Iorque.
Nepal
2008 — O Nepal se torna uma república, colocando fim a 240 anos de monarquia. A assembleia constituinte do Nepal aboliu em 25 de maio a única monarquia hinduísta do mundo.
Divórcio
2011 — Malta vota a introdução do divórcio; a proposta foi aprovada por 53% dos eleitores, resultando na promulgação de uma lei que permite o divórcio.
Nascimentos
1779 — Thomas Moore, poeta irlandês
1853 — Carl Larsson, pintor sueco
1908 — Ian Fleming, escritor britânico
1910 – T-Bone Walker, músico norte americano
1943 — Cecil Thiré, ator e diretor brasileiro
1944 – Lia Gama, atriz portuguesa.
1963 — Joaquim Rocha Afonso, militar e político português.
1967 — Diogo Infante, encenador e ator português.
1968 — Kylie Minogue, cantora e atriz australiana.
1993 — Bárbara Luz, tenista portuguesa.
Falecimentos
1357 — Afonso IV de Portugal
1787 — Leopold Mozart, compositor, professor de música e violinista alemão.
1998 — Mário de Melo Saraiva, médico, historiador, escritor e político português