Início>Atualidade>26 de setembro -Dia Europeu das Línguas, Dia do Ex-Fumador, Dia Europeu sem Mortes na Estrada, Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, Dia Mundial da Contracepção e Dia Nacional do Farmacêutico
linguas

26 de setembro -Dia Europeu das Línguas, Dia do Ex-Fumador, Dia Europeu sem Mortes na Estrada, Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, Dia Mundial da Contracepção e Dia Nacional do Farmacêutico

Efeméride – Dia Europeu das Línguas

Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade.  

O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente.

Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas.

Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.

Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia. 

Na UE existem 24 línguas oficiais e cerca de 60 línguas minoritárias ou regionais.

Dia do Ex-Fumador

Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é uma forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar. A data celebrou-se pela primeira vez em 2013.

O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar.

Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.

O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).

Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.

Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco e sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.

Dia Europeu sem Mortes na Estrada

Dia 21 de setembro assinala-se o Dia Europeu sem Mortes na Estrada (EDWARD – European Day Without Road Deaths)

A sinistralidade rodoviária é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública: é a 1ª.causa de morte nos adolescentes e a 3ª nos adultos jovens.

Todos os anos morrem 1,3 milhões de pessoas, (cerca de 3.500 por dia), além de 30 a 50 milhões de feridos, na sequência de acidentes de viação em todo o mundo.

Muitas vezes inadvertidamente, os automobilistas estão, a colocar outros utilizadores das estradas em perigo e de muitas maneiras: excesso de velocidade, condução sob a influência de álcool, falta de uso do cinto de segurança, uso de telemóvel ao volante, uso de viaturas sem condições mecânicas para circular, estacionamento em lugares perigosos como passadeiras e cruzamentos, ou mesmo manobras perigosas.

Mas não são apenas os automobilistas. Muitos ciclistas e peões aumentam o perigo quando escolhem ignorar as regras ou escolhem alternativas arriscadas.

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares

A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014.

O atraso das negociações sobre a ameaça atómica levou a ONU a estabelecer esta data, que tem como finalidade proibir a posse, produção, aquisição, teste, desenvolvimento, armazenamento, transferência, uso ou ameaça de uso, e a destruição das armas nucleares.

Para marcar a data realizam-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniões entre os representantes da ONU e dos seus Estados-membros.

Desde o primeiro teste nuclear em 1945 foram registados cerca de 2 mil testes nucleares, existindo aproximadamente 15 mil armas nucleares no mundo. 

Dia Mundial da Contracepção 

Os objetivos da data passam por esclarecer a população sobre os diferentes tipos de contracepção existentes e por divulgar informação essencial para a vida sexual ativa.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contraceção, 94% das mulheres em Portugal usam algum método contracetivo.

A pílula é o método contracetivo mais usado, mas a sua utilização tem diminuído em Portugal, registando-se um aumento do uso do dispositivo intrauterino, do implante subcutâneo, do adesivo e do anel vaginal.

A pílula, o anel e o adesivo apresentam uma eficácia de 91 a 94%, enquanto o implante uma eficácia de 99%. 

Dia Nacional do Farmacêutico

O objetivo do Dia Nacional dos Farmacêuticos é divulgar a profissão no seio da sociedade e proporcionar o encontro dos farmacêuticos portugueses das diversas áreas de intervenção profissional. 

Esta é uma profissão com séculos de existência. O primeiro diploma sobre a atividade farmacêutica é a Carta Régia dos Boticários do Reino, de 1449, de D. Afonso V. 

O dia 26 de setembro foi acolhido pela Ordem dos Farmacêuticos como o Dia do Farmacêutico em homenagem a São Cosme e São Damião, os padroeiros dos farmacêuticos. Já o Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado no dia anterior, a 25 de setembro.

No dia de hoje assinalamos também:

Pacto da Sociedade das Nações

1928 – Vinte e três países assinam o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.

Estádio da Luz

1957 – Primeiro jogo europeu no Estádio da Luz, que opõe o Benfica ao Sevilha, para a Taça dos Campeões Europeus. O jogo acaba empatado a zero.

Kennedy e Nixon

1960 – John Kennedy e Richard Nixon realizam o primeiro debate televisivo entre candidatos presidenciais.

Marcello Caetano

1968 – Marcello Caetano é nomeado presidente do Conselho de Ministros.

Beatles

1969 – É lançado Abbey Road, último álbum gravado pelos Beatles.

Satélite português

1993 – Entra em órbita o PoSAT-1, primeiro satélite português.

Acordo de paz

1995 – É assinado, em Nova Iorque, o acordo de paz para a Bósnia-Herzegovina.

O Inimigo Público

2003 – Sai o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público.

Comité Paralímpico

2008 –  É criado o Comité Paralímpico de Portugal.

Código de Trabalho

2013 –  O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais algumas das novas normas do Código de Trabalho, relacionadas com o despedimento por extinção do posto trabalho e por inadaptação.

Nascimentos

1795 – Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, político português 

1849 – Ivan Petrovich Pavlov, fisiologista russo, Prémio Nobel da Medicina em 1904.

1888 – T. S. Elliot, poeta, dramaturgo e crítico inglês de origem norte-americana, Nobel da Literatura em 1948.

1936 – Winnie Madikizela-Mandela, política sul-africana

1945 – Gal Costa, cantora brasileira

1945 – Bryan Ferry, cantor e compositor britânico.

1948 – Olivia Newton-John, atriz e cantora britânica 

1948 – Maurizio Gucci, empresário italiano

1956 – Linda Hamilton, atriz norte-americana.

1965 – Alexandra Lencastre, atriz portuguesa.

1981 – Serena Williams, tenista norte-americana.

1982 – Marco Fortes, atleta português, de lançamento do peso.

1983 – Ricardo Quaresma, futebolista português.

Falecimentos

2001 – Walter Avancini, escritor e diretor de telenovelas brasileiro

2007 – Joaquim Magalhães Mota, político português

2008 –  Paul Newman, lendária figura do cinema norte-americano.

2019 – Jacques Chirac, político francês

Veja mais efemérides aqui.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com