Efeméride – Dia Europeu das Línguas
Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade.
O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente.
Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas.
Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia.
Na UE existem 24 línguas oficiais e cerca de 60 línguas minoritárias ou regionais.
Dia do Ex-Fumador
Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é uma forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar. A data celebrou-se pela primeira vez em 2013.
O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar.
Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.
O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).
Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.
Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco e sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.
Dia Europeu sem Mortes na Estrada
Dia 21 de setembro assinala-se o Dia Europeu sem Mortes na Estrada (EDWARD – European Day Without Road Deaths)
A sinistralidade rodoviária é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública: é a 1ª.causa de morte nos adolescentes e a 3ª nos adultos jovens.
Todos os anos morrem 1,3 milhões de pessoas, (cerca de 3.500 por dia), além de 30 a 50 milhões de feridos, na sequência de acidentes de viação em todo o mundo.
Muitas vezes inadvertidamente, os automobilistas estão, a colocar outros utilizadores das estradas em perigo e de muitas maneiras: excesso de velocidade, condução sob a influência de álcool, falta de uso do cinto de segurança, uso de telemóvel ao volante, uso de viaturas sem condições mecânicas para circular, estacionamento em lugares perigosos como passadeiras e cruzamentos, ou mesmo manobras perigosas.
Mas não são apenas os automobilistas. Muitos ciclistas e peões aumentam o perigo quando escolhem ignorar as regras ou escolhem alternativas arriscadas.
Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares
A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014.
O atraso das negociações sobre a ameaça atómica levou a ONU a estabelecer esta data, que tem como finalidade proibir a posse, produção, aquisição, teste, desenvolvimento, armazenamento, transferência, uso ou ameaça de uso, e a destruição das armas nucleares.
Para marcar a data realizam-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniões entre os representantes da ONU e dos seus Estados-membros.
Desde o primeiro teste nuclear em 1945 foram registados cerca de 2 mil testes nucleares, existindo aproximadamente 15 mil armas nucleares no mundo.
Dia Mundial da Contracepção
Os objetivos da data passam por esclarecer a população sobre os diferentes tipos de contracepção existentes e por divulgar informação essencial para a vida sexual ativa.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contraceção, 94% das mulheres em Portugal usam algum método contracetivo.
A pílula é o método contracetivo mais usado, mas a sua utilização tem diminuído em Portugal, registando-se um aumento do uso do dispositivo intrauterino, do implante subcutâneo, do adesivo e do anel vaginal.
A pílula, o anel e o adesivo apresentam uma eficácia de 91 a 94%, enquanto o implante uma eficácia de 99%.
Dia Nacional do Farmacêutico
O objetivo do Dia Nacional dos Farmacêuticos é divulgar a profissão no seio da sociedade e proporcionar o encontro dos farmacêuticos portugueses das diversas áreas de intervenção profissional.
Esta é uma profissão com séculos de existência. O primeiro diploma sobre a atividade farmacêutica é a Carta Régia dos Boticários do Reino, de 1449, de D. Afonso V.
O dia 26 de setembro foi acolhido pela Ordem dos Farmacêuticos como o Dia do Farmacêutico em homenagem a São Cosme e São Damião, os padroeiros dos farmacêuticos. Já o Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado no dia anterior, a 25 de setembro.
No dia de hoje assinalamos também:
Pacto da Sociedade das Nações
1928 – Vinte e três países assinam o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.
Estádio da Luz
1957 – Primeiro jogo europeu no Estádio da Luz, que opõe o Benfica ao Sevilha, para a Taça dos Campeões Europeus. O jogo acaba empatado a zero.
Kennedy e Nixon
1960 – John Kennedy e Richard Nixon realizam o primeiro debate televisivo entre candidatos presidenciais.
Marcello Caetano
1968 – Marcello Caetano é nomeado presidente do Conselho de Ministros.
Beatles
1969 – É lançado Abbey Road, último álbum gravado pelos Beatles.
Satélite português
1993 – Entra em órbita o PoSAT-1, primeiro satélite português.
Acordo de paz
1995 – É assinado, em Nova Iorque, o acordo de paz para a Bósnia-Herzegovina.
O Inimigo Público
2003 – Sai o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público.
Comité Paralímpico
2008 – É criado o Comité Paralímpico de Portugal.
Código de Trabalho
2013 – O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais algumas das novas normas do Código de Trabalho, relacionadas com o despedimento por extinção do posto trabalho e por inadaptação.
Nascimentos
1795 – Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, político português
1849 – Ivan Petrovich Pavlov, fisiologista russo, Prémio Nobel da Medicina em 1904.
1888 – T. S. Elliot, poeta, dramaturgo e crítico inglês de origem norte-americana, Nobel da Literatura em 1948.
1936 – Winnie Madikizela-Mandela, política sul-africana
1945 – Gal Costa, cantora brasileira
1945 – Bryan Ferry, cantor e compositor britânico.
1948 – Olivia Newton-John, atriz e cantora britânica
1948 – Maurizio Gucci, empresário italiano
1956 – Linda Hamilton, atriz norte-americana.
1965 – Alexandra Lencastre, atriz portuguesa.
1981 – Serena Williams, tenista norte-americana.
1982 – Marco Fortes, atleta português, de lançamento do peso.
1983 – Ricardo Quaresma, futebolista português.
Falecimentos
2001 – Walter Avancini, escritor e diretor de telenovelas brasileiro
2007 – Joaquim Magalhães Mota, político português
2008 – Paul Newman, lendária figura do cinema norte-americano.
2019 – Jacques Chirac, político francês
Veja mais efemérides aqui.