Efeméride – Dia Internacional da Igualdade Feminina
A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.
Esta data comemora as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros.
O dia foi criado para celebrar a igualdade de géneros, além de promover reflexões sobre as relações de poder na sociedade, em que os homens são privilegiados. Dessa forma, tem como intuito de agir no combate à desigualdade, para se obter a plena equivalência entre homens e mulheres.
Graças ao movimento feminista, as mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas. São exemplos, o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política.
Dia do Cão
O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser homenageado e ainda mais acarinhado pelos seus donos.
Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais em geral. Infelizmente, ainda existem muitos cães vítimas de maus tratos no mundo.
Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.
No dia de hoje assinalamos também:
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
John Fitch
1791 — John Fitch recebe uma patente dos Estados Unidos para o barco a vapor.
Ditadura
1931 – Tentativa de golpe de estado em Portugal, contra a Ditadura, dita a “Reviralhista”. Um grupo de oficiais procura sublevar o Quartel de Metralhadoras 1, em Lisboa, sem sucesso.
XX Jogos Olímpicos
1972 – Começam os XX Jogos Olímpicos da era moderna, em Munique. Ficam marcados pela morte de onze elementos da equipa de Israel, sequestrados pelo comando árabe Setembro Negro.
Guiné-Bissau
1974 – Portugal reconhece, em Argel, com a assinatura do acordo preliminar com o PAIGC, a independência da Guiné-Bissau, proclamada unilateralmente a 24 de setembro de 1973 e então reconhecida no âmbito da ONU.
Trabalhadores polacos
1980 – Trabalhadores polacos exigem a formação de sindicatos independentes e ameaçam realizar greves gerais.
Checoslováquia
1992 – Os dirigentes da futura República Checa e da Eslováquia decidem o desaparecimento da Checoslováquia, a partir de 01 de janeiro de 1993.
Indústria naval
1993 – Plano de reestruturação da indústria naval em Portugal.
Frederick Willem de Klerk
1997 – Frederick Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul, abandona a política. De Klerk libertou Nelson Mandela e pôs termo a mais de 40 anos de apartheid.
Cimeira Mundial do Desenvolvimento Sustentável
2002 – Começa, em Joanesburgo, na África do Sul, a Cimeira Mundial do Desenvolvimento Sustentável. Conta com 104 Chefes de Estado e de Governo e mais de 10 mil participantes.
Augusto Pinochet
2004 – O Supremo Tribunal do Chile retira a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet.
Conselho de Ministros
2014 – Conselho de Ministros extraordinário aprova o segundo orçamento retificativo com as medidas para compensar os ‘chumbos’ recentes do Tribunal Constitucional.
Faixa de Gaza
2014 – Israel e os palestinianos acordam um cessar-fogo permanente para a faixa de Gaza.
Jornalistas norte-americanos
2015 — Dois jornalistas norte-americanos são baleados e mortos por um ex-colega de trabalho descontente durante a realização de uma reportagem ao vivo em Moneta, na Virgínia.
Lula da Silva
2016 – A Policia Federal brasileira indicia o ex-Presidente Lula da Silva, a sua mulher e outras três pessoas por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro num caso da operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos na Petrobras.
Nascimentos
1743 — Antoine Lavoisier, químico francês
1819 – Carlos Zeferino Pinto Coelho, político, tribuno e jurisconsulto português
1839 — Alfredo d’Andrade, pintor, arqueólogo e arquiteto português
1910 — Madre Teresa de Calcutá, religiosa indiana
1946 — Carlos Amaral Dias, professor universitário português
1963 — Anthony Lazzaro, automobilista norte-americano
1980 – Macaulay Culkin, ator norte-americano.
1980 – Chris Pine, ator norte-americano.
Falecimentos
1595 — António de Portugal, Prior do Crato
1953 — Hipólito Raposo, escritor, historiador e político monárquico português
1974 — Charles Lindbergh, pioneiro da aviação norte-americano.
1988 — Carlos Paião, cantor, autor e compositor português
2007 — Alberto de Lacerda, poeta português