Início>Atualidade>26 de abril -Dia da Produção Nacional, Dia Mundial da Propriedade Intelectual, Dia Internacional do Cão-Guia, Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl e Dia Sem Elevadores
produção nacional

26 de abril -Dia da Produção Nacional, Dia Mundial da Propriedade Intelectual, Dia Internacional do Cão-Guia, Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl e Dia Sem Elevadores

Efeméride – Dia da Produção Nacional

O anúncio da comemoração do Dia Nacional da Produção Nacional foi feito em abril de 2011.

Neste dia incentiva-se assim ao consumo de produtos portugueses, desde produtos de higiene (pasta de dentes “Couto” por exemplo) a produto alimentares (como é um exemplo o atum “Bom Petisco”).

O Dia da Produção Nacional quer sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica da produção nacional, combatendo o desemprego e contribuindo para a afirmação da produção nacional nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global.

Nos super e hipermercados, os produtos nacionais (que estão normalmente identificados com um símbolo especial) são destacados neste dia. Realiza-se por todo o país uma ação chamada de “Portugal Sou Eu” para incentivar à compra de produtos portugueses, para promover o consumo informado, para dinamizar a oferta nacional e para promover o equilíbrio da balança comercial.

O programa valoriza, através do Selo “Portugal Sou Eu”, a produção nacional de produtos, serviços e artesanato. As empresas do comércio, restauração e afins que comercializam produtos “Portugal Sou Eu” recebem o Estatuto “Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu”.

Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Mulheres e propriedade intelectual: acelerando a inovação e a criatividade

Em 2023, celebra-se a atitude “posso fazer” de mulheres inventoras, criadoras e empreendedoras em todo o mundo e seu trabalho inovador.

As mulheres em todas as regiões estão moldando o mundo por meio de sua imaginação, engenhosidade e trabalho árduo, mas muitas vezes enfrentam desafios significativos para acessar o conhecimento, as habilidades, os recursos e o apoio de que precisam para prosperar.

Dia Internacional do Cão-Guia

Cão Guia

Esta data é um agradecimento ao nobre animal que guia os invisuais durante o quotidiano, assim como um reconhecimento pelo seu trabalho e importância na sociedade. Neste dia, os treinadores de cães-guia também estão de parabéns. A primeira tentativa registada de treinar animais para este fim é de 1780, na França.

Em Portugal há carência de escolas de treinamento de cães-guia, que são entregues gratuitamente aos cegos, existindo uma longa lista de espera de invisuais que gostariam de contar com a preciosa ajuda deste fiel amigo de quatro patas. 

Um cão-guia é treinado durante um a dois anos, a começar aos dois meses de vida. São selecionados os cães mais sociáveis, saudáveis e inteligentes para acompanhar os invisuais, que têm de fazer um estágio com o cão na escola de treino, antes de começarem a sair na estrada e a viver juntos.

Uma forma de comemorar este dia é mimar um cão-guia que encontre no caminho. Outra forma é fazer um donativo a uma associação de cães-guia (o que traz vantagens fiscais) ou ajudar com a consignação do IRS anual (gratuito).

Este é o dia especial dos cães-guia, mas lembre-se que há um dia especial para todos os cães. O dia 26 de agosto é o Dia Mundial do Cão!

Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl

Este dia foi implementado através da resolução 45/190 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 1990.

O objetivo deste dia é prestar homenagem às vítimas deste desastre, que ocorreu nos dias 25 e 26 de abril de 1986. Pretende-se, também, destacar o trabalho desenvolvido pela ONU e por outras instituições governamentais e não-governamentais nas áreas de reabilitação, segurança nuclear, saúde, ambiente, segurança alimentar e informação.

Dia Sem Elevadores

 “Dia Sem Elevadores – #UseAsEscadas” (No Elevators Day – #UseTheStairs), uma iniciativa desenvolvida à escala internacional e que tem como principal objetivo incentivar as pessoas a gastarem mais calorias em detrimento da energia elétrica utilizada nos elevadores. Como por exemplo utilizando as escadas, sempre que possível!

Razões para subir e descer escadas 

•Tonifica as pernas e as nádegas

•Aumenta o fluxo sanguíneo

•Queima as calorias

•Reduz a gordura abdominal

•Faz perder peso

•Reduz a dor nas articulações

•Torna-nos mais enérgicos.

Benefícios de subir e descer degraus das escadas

•Quando caminhamos perdemos cerca de 5,5 kcal/min

•Subir um degrau queima em média 0,17 kcal e descer cerca de 0,05 kcal

•Se subirmos mais de 20 degraus queimamos em média 3,4 kcal, e se descermos 20 degraus queimamos cerca de 1 kcal

•Subir escadas durante 15 minutos é semelhante a correr 30 minutos por dia.

No dia de hoje assinalamos também:

Rei Dom João VI

1821 — O Rei Dom João VI embarca de volta com a Corte portuguesa para Portugal, deixando como seu regente no Brasil o seu filho Dom Pedro I.

Gestapo

1933 — Fundação da Gestapo, a força policial secreta oficial da Alemanha nazista.

Tanzânia

1964 — Tanganica e Zanzibar fundem-se para formar a Tanzânia.

TV Globo

1965 — Inaugurada no Rio de Janeiro a TV Globo, que se tornaria a Rede Globo de Televisão.

Propriedade Intelectual

1970 — Entra em vigor a Convenção para o Estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Chernobil

1986 — Acidente nuclear de Chernobil.

Líbano

2005 — Ocupação do Líbano pela Síria: sob pressão internacional, a Síria retira os últimos 14 000 militares do Líbano, terminando assim com 29 anos de ocupação militar desse país.

Nascimentos

121 — Marco Aurélio, imperador romano

1648 — Pedro II de Portugal 

1798 — Eugène Delacroix, pintor francês

1970 — Melania Trump, primeira-dama dos Estados Unidos.

1980 – Channing Tatum, ator e dançarino norte americano.

Falecimentos

1660 — Fernando de Almeida, compositor português 

1916 — Mário de Sá-Carneiro, escritor português 

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com