Início>Atualidade>25 de abril – 25 de Abril – Revolução dos Cravos, Dia Mundial da Malária, Dia do ADN, Dia Mundial do Pinguim e Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental
Atualidade Cultura e Desporto Última Edição

25 de abril – 25 de Abril – Revolução dos Cravos, Dia Mundial da Malária, Dia do ADN, Dia Mundial do Pinguim e Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental

Efeméride – 25 de Abril – Revolução dos Cravos

Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou apenas por 25 de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, marcada por forte orientação socialista.

Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.

O movimento confiou a direção do país à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos. Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que terminaram com o 25 de novembro de 1975.

Anúncio

Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República. Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de abril, denominado como “Dia da Liberdade”.

Dia Mundial da Malária

O Dia Mundial da Malária assinala-se, anualmente, a 25 de abril. Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde.

O objetivo deste dia é mobilizar a sociedade civil para esforços coletivos tendo em vista a erradicação da malária.

Dia do ADN

A descoberta da estrutura da molécula de ADN ocorreu a 28 de fevereiro de 1953, no entanto a publicação dessa descoberta na revista “Nature” só aconteceu no dia 25 de abril desse mesmo ano. Por isso é celebrado neste dia, o dia mundial do ADN!

O que é o ADN? É um composto orgânico que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e, que transmite as características hereditárias de cada um de nós.

Dia Mundial do Pinguim

O objetivo do dia é promover a conservação desta adorada espécie animal, ameaçada pelas mudanças do clima, à semelhança do Homem. Os pinguins das Ilhas Galápagos e os pinguins de olho amarelo são as raças de pinguins que se encontram mais perto da extinção. 

Foi escolhido o dia 25 de abril para a celebração mundial desta efeméride por ser neste dia que se verifica a migração anual dos pinguins na Antártida para o norte.

Factos sobre os Pinguins

  • Os pinguins são monogâmicos e reconhecem-se pelo grasnido.
  • São aves marinhas que não voam e que podem passar 75% das suas vidas na água, onde são exímios nadadores e se alimentam a cerca de 18 metros de profundidade. 
  • Algumas espécies só saem da água para a mudança ou para reprodução, que acontece uma vez por ano.
  • São animais sociais que vivem em grupos e que podem chegar aos milhares.

Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental

A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PELA IGUALDADE PARENTAL E DIREITOS DOS FILHOS tem por fim as atividades de carácter cívico, cultural, formativo e informativo, no âmbito da proteção e fomento da igualdade parental, nos seus diferentes níveis de intervenção – legislativo, jurídico, psicológico, mobilização da opinião pública, entre outros -, relativamente aos direitos dos filhos (crianças e adolescentes) cujos pais se encontrem separados ou divorciados.

No dia de hoje assinalamos também:

Batalha de Gibraltar

1607 — Batalha de Gibraltar, episódio da Guerra dos Oitenta Anos, onde a frota holandesa destrói a armada espanhola.

Canal do Suez

1859 — Início da construção do Canal do Suez.

Irlanda

1916 – Revolta da Páscoa: o Reino Unido declara lei marcial na Irlanda.

14.º governo republicano

1917 — Toma posse em Portugal o 14.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Afonso Costa.

Porsche

1931 — Fundação da empresa automobilística Porsche.

Conferência das Nações Unidas

1945 – Cinquenta nações se reúnem em São Francisco para iniciar a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional.

Revolução dos Cravos

1974 — A Revolução dos Cravos derruba o Estado Novo comandado na altura por Marcello Caetano, abrindo assim as portas à democracia em Portugal.

Constituição portuguesa

1976 — Entrada em vigor da Constituição portuguesa de 1976 que consagra a Democracia em Portugal.

União Europeia

2005 – Bulgária e Roménia assinam tratados de adesão à União Europeia.

Boris Iéltsin

2007 — Funeral de Boris Iéltsin: o primeiro a ser sancionado pela Igreja Ortodoxa Russa para um chefe de Estado desde o funeral do Imperador Alexandre III em 1894.

Nascimentos

1775 — Carlota Joaquina de Bourbon, rainha consorte de Portugal e Algarves

1874 — Guglielmo Marconi, inventor italiano

1917 – Ella Fitzgerald, cantora de jazz norte-americana

1940 – Al Pacino, ator norte-americano.

1960 – Mário Laginha, pianista e compositor português.

1965 – José Fernando Tavares, ex-futebolista português.

1969 – Renée Zellweger, atriz norte-americana.

1971 — Emplastro, adepto de futebol e figura pública portuguesa.

Falecimentos

1972 — George Sanders, ator e cantor britânico 

1988 — Lygia Clark, escultora e pintora brasileira

1993 — Geraldo Del Rey, ator brasileiro

Gostou desta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.

Anúncio