Início>Atualidade>24 de novembro – Dia Mundial da Ciência, Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas, Dia Nacional da Cultura Científica, Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal e Dia de Não Comprar Nada

24 de novembro – Dia Mundial da Ciência, Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas, Dia Nacional da Cultura Científica, Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal e Dia de Não Comprar Nada

Efeméride – Dia Mundial da Ciência

O objetivo do Dia Mundial da Ciência é enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, assim como destacar grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e instigar o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

Dia Internacional do Engenheiro de Sistemas

Este dia celebra-se na última sexta-feira de novembro.

Neste dia destaca-se o papel dos engenheiros de sistemas, dos engenheiros de infraestruturas, dos analistas e arquitetos de sistemas, entre outros. É uma data de agradecimento pelo trabalho de projeção e de construção destes profissionais, atendendo às necessidades dos negócios e das pessoas.

O Engenheiro de Sistemas é o profissional responsável pelo desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, tais como os que integram a fabricação de meios de transporte e infraestrutura de telecomunicações.

Dia Nacional da Cultura Científica

Este Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal 

Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma dilatação da principal artéria do corpo humano (a aorta) que distribui o sangue do coração para o resto do corpo.

A criação deste dia permite dar maior visibilidade aos aneurismas da aorta abdominal e fazer o diagnóstico precoce.

O aneurisma da aorta abdominal é uma patologia que afeta cerca de 700 mil pessoas na Europa Ocidental.

Ser homem, fumador e com idade superior a 65 anos são os principais “alvos” no aparecimento do Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA),

Dia de Não Comprar Nada

O Dia de Não Comprar Nada, conhecido mundialmente como “Buy Nothing Day”, é comemorado no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, para coincidir estrategicamente com a Black Friday, o dia onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo extremo.

O Dia de Não Comprar Nada foi criado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1992, querendo chamar a atenção para os problemas que o consumo desenfreado levanta.

A data foi ganhando adeptos ao longo dos anos, sendo adotada atualmente por mais de 60 países.

No dia de hoje assinalamos também:

Charles Darwin

1859 – É publicada “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin.   

John F. Kennedy

1963 – Lee Harvey Oswald, assassino do presidente John F. Kennedy, é abatido a tiro por Jack Ruby, em Dallas, Texas. 

Lucy

1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo de um Australopithecus afarensis de sexo feminino, apelidado por eles de “Lucy” (a partir da música dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds“), na Etiópia.

Agricultores

1975 – É fundada a Confederação dos Agricultores de Portugal.  

Conselho da Europa

1976 – Portugal passa a integrar o conjunto de estados membros do Conselho da Europa.

Liverpool

1993 – Em Liverpool, no Reino Unido, dois rapazes de 11 anos, acusados do rapto e assassínio de uma criança de dois, são condenados a prisão por “tempo ilimitado”. 

Plano Tecnológico

 2005 – É aprovado o Plano Tecnológico, com o objetivo de dinamizar a investigação científica, a inovação e os níveis de qualificação dos cidadãos portugueses.   

Afeganistão

2007 – Um soldado português em missão no Afeganistão morre num acidente rodoviário com um blindado durante uma patrulha noturna nos arredores de Cabul.

ETA

2008 – A justiça espanhola acusa o alegado líder militar da ETA Miguel de Garikoitz Aspiazu Rubina, “Txeroki”, detido em França, de ter ordenado o atentado no aeroporto de Madrid, a 30 de dezembro de 2004.

HIV/Sida

2009 – A divulgação do relatório anual da ONU Sida e da Organização Mundial de Saúde sobre a evolução da doença no mundo atesta que Portugal é o país da Europa Ocidental e Central com mais novos casos de infeção pelo HIV/Sida por ano.

Usain Bolt

2012 – A Associação Internacional de Federações de Atletismo anuncia o recordista mundial dos 100 e 200 metros, Usain Bolt, como Atleta do Ano pela quarta vez, feito inédito desde que o premio foi criado, em 1988.

José Sócrates

2014 – Decretada prisão preventiva ao ex-primeiro ministro José Sócrates, ao seu motorista João Perna e ao empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crime económicos. Ao advogado Gonçalo Trindade Ferreira, o juiz determinou a proibição de contactos com os restantes arguidos, de se ausentar para o estrangeiro, com a obrigação de entregar o passaporte, e de se apresentar semanalmente no DCIAP.

Indemnizações pelos fogos

2017 –  O parlamento aprova, por unanimidade, o pacote de 186 milhões de euros para apoios, combate, prevenção de incêndios e indemnizações pelas mortes e ferimentos graves nos fogos.

Nascimentos

1632 – Bento Espinosa, filósofo judeu de origem portuguesa.

1740 – John Bacon, escultor britânico

1864 – Toulouse-Lautrec, pintor francês

1869 – António Óscar Carmona, político português

1906 – Rómulo de Carvalho, divulgador da ciência e poeta português 

1965 – Rui Barros, ex-futebolista e treinador de futebol português.

1970 – Sónia Araújo, apresentadora de televisão portuguesa.

1983 – Maya Booth, atriz portuguesa.

Falecimentos

1650 – Manuel Cardoso, compositor português 

1957 – Diego Rivera, pintor mexicano

1982 – Sr. Barack Obama, economista queniano, pai do Presidente Americano Barack Obama.

1991 – Freddie Mercury, vocalista da banda Queen.

2017 – Pedro Rolo Duarte, jornalista português

Veja mais efemérides aqui.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.