Início>Atualidade>24 de julho -Dia dos Primos e Dia Internacional do Autocuidado

24 de julho -Dia dos Primos e Dia Internacional do Autocuidado

Efeméride – Dia dos Primos

Esta data tem o objetivo de aproximar os primos nas famílias de todo o globo. Para muita gente, os primos são o motivo de interesse nas reuniões de família. Enquanto os adultos discutem o estado das coisas, os primos brincam e estabelecem ligações especiais.

O Dia dos Primos visa restabelecer os laços de infância criados entre os primos. Onde quer que você esteja, pode mandar uma mensagem ao seu primo nesta data especial.

A origem da data é desconhecida, mas ao longo dos anos estabeleceu-se o hábito de comemorar o Dia dos Primos a 24 de julho.

Dia Internacional do Autocuidado

A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), procura sensibilizar as pessoas para a importância de cuidarem da sua saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma atitude vinculada na promoção da nossa saúde pode ser concretizada através de medidas básicas e de baixa complexidade como estar atento a sinais e sintomas e fazer autoexames com regularidade, fazer uma alimentação equilibrada, exercício físico regular, protegermo-nos de riscos ambientais e de contaminações, promover uma rede de relações pessoais, um sentido de pertença e bem-estar. Estas medidas ajudam-nos a permanecer mais saudáveis, evitando doenças relacionadas com os estilos de vida ou atrasando o seu aparecimento.

Cidadãos mais saudáveis têm melhor qualidade vida e reduzem a pressão sobre o sistema de saúde, permitindo aos profissionais de saúde ter mais tempo para se concentrar nos casos mais graves e investir mais na promoção da saúde. 

Também, cidadãos mais saudáveis contribuem para um sistema social mais equilibrado e sustentável e para uma sociedade mais produtiva. 

O autocuidado é assim, uma oportunidade para que todos ganhem.

No dia de hoje assinalamos também:

Descobrimentos portugueses

1414 — Data provável da realização do Conselho Régio de Dom João I de Portugal, em Torres Vedras, para deliberar a expedição para a conquista de Ceuta, que marcou o início da expansão portuguesa ou Descobrimentos portugueses.

Proibição de cerveja estrangeira

1487 — Cidadãos de Leeuwarden, Holanda, fazem greve contra a proibição de cerveja estrangeira.

Batalha da Cova da Piedade

1833 — Em Portugal, as tropas liberais, comandadas pelo duque da Terceira, entram em Lisboa, depois de terem derrotado as tropas miguelistas lideradas por Teles Jordão na batalha da Cova da Piedade.

Prensa móvel 

1847 — Richard March Hoe, inventor americano, patenteia a prensa móvel rotativa.

Moçambique

1875 — Patrice Mac-Mahon, presidente da França decide a favor de Portugal e contra o Reino Unido sobre a posse da região sul de Moçambique.

Machu Picchu

1911 — Hiram Bingham III redescobre Machu Picchu, “a Cidade Perdida dos Incas”.

“Viva o Quebec livre!”

1967 — Durante uma visita oficial de estado ao Canadá, o presidente francês Charles de Gaulle declara a uma multidão de mais de 100 000 pessoas em Montreal: Vive le Québec libre! (“Viva o Quebec livre!”); a declaração irritou o governo canadiano e muitos canadianos anglófonos.

Nagasaki

1982 — Chuvas fortes causam um deslizamento de terra que destrói uma ponte em Nagasaki, no Japão, matando 299 pessoas.

Espanha

2013 — Um comboio a 190 km/h descarrilou em Espanha ao fazer uma curva com limite de velocidade de 80 km/h, matando 78 passageiros.

Nascimentos

1802 — Alexandre Dumas, pai, escritor francês

1897 — Amelia Earhart, aviadora norte-americana 

1954 — Jorge Jesus, treinador português de futebol.

1964 — Pedro Passos Coelho, político português.

1969 — Jennifer Lopez, cantora e atriz norte-americana.

1973 – Ana Cristina de Oliveira, modelo e atriz portuguesa.

1976 – Tiago Monteiro, automobilista português.

Falecimentos

1974 — James Chadwick, físico britânico 

1980 — Peter Sellers, ator britânico 

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com