Início>Atualidade>23 de novembro – Dia Pelo Fim da Impunidade, Dia da Floresta Autóctone e Dia Internacional do Consultor de Imagem
impunidade

23 de novembro – Dia Pelo Fim da Impunidade, Dia da Floresta Autóctone e Dia Internacional do Consultor de Imagem

Efeméride – Dia Pelo Fim da Impunidade

O objetivo do Dia Pelo Fim da Impunidade é chamar a atenção para as situações de injustiça verificadas no mundo relativamente a jornalistas, escritores, ativistas, artistas e músicos, que são proibidos de se expressar livremente ou mortos por se exprimirem. Liberdade de expressão é o lema deste dia.

A data de 23 novembro recorda o massacre de Ampatuan (massacre Maguindanao) nas Filipinas, onde entre 57 pessoas se mataram 32 jornalistas (é o maior massacre conhecido contra esta classe profissional).

Desde 2006 que se assassinaram mais de 800 jornalistas e profissionais da comunicação social. Nove em dez casos não sofrem o devido castigo, saindo os criminosos impunes. 

A efeméride foi criada em 2011, ano em que se escreveram 1,643 cartas de protesto a 11 governos e se obteve cobertura mediática em 31 países do mundo. Desde o dia 1 de novembro que se incentiva a divulgação de situações de injustiça online, a publicação de cartas de protesto e a assinatura de petições no site oficial Day to End Impunity.

Dia da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone é celebrado todos os anos a 23 de novembro, para assinalar a importância da conservação das florestas naturais.

A data foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura do ano melhores condições para a plantação de árvores. Já em Portugal e Espanha, as condições climatéricas mais favoráveis para a plantação de arvores é em novembro, altura do ano com maior precipitação.

Perto do final de novembro, é tempo de relembrar as espécies florestais e agroflorestais originárias do território nacional. Este é o Dia da Floresta Autóctone, assinalado com iniciativas de sensibilização, sementeira e plantação de árvores autóctones, promovidas em diversos locais e por entidades distintas.

Essenciais para um mosaico florestal diverso, resiliente e adaptado ao território e clima, as árvores autóctones representam 72% da floresta, de acordo com o 6º Inventário Florestal Nacional (IFN6 de 2018). Pinheiros-bravos, sobreiros, azinheiras e pinheiros-manso são das espécies mais abundantes em Portugal e das principais referências quando se pensa nas espécies nacionais.

Dia Internacional do Consultor de Imagem

No dia 23 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Consultor de Imagem. Estes profissionais têm ganhado cada vez mais destaque no contexto atual.

Ao contrário do que muitos podem pensar, cuidar da imagem não é um ato de pura vaidade, mas sim uma forma de exteriorizar a própria essência.

Quando se escolhe as peças do closet que irão compor o look, inconscientemente estamos a transmitir uma mensagem através da nossa aparência.

No dia de hoje assinalamos também:

Jukebox

1889 – A primeira jukebox entra em funcionamento no “saloon” Palias Royale, de São Francisco, EUA.

Grande Guerra

1914 – O Congresso da República Portuguesa aprova a participação na Grande Guerra 1914-18, ao lado do Reino Unido.

Alves dos Reis

1925 – Os negócios do falsário Alves dos Reis começam a despertar a atenção do jornal português O Século.

Revista Life

1936 – A revista Life ressurge como uma revista fotográfica e instantaneamente se transforma num sucesso.

Doctor Who

1963 – A BBC transmite o primeiro episódio da primeira série de Doctor Who, que é agora a série de TV de drama de ficção científica mais antiga do mundo ainda em exibição.

Vaticano

1964 – O Vaticano publica a abolição do latim como língua dos ofícios católicos.

Política colonialista

1965 – O Conselho de Segurança da ONU reconhece o direito dos povos dos territórios sob administração portuguesa à autodeterminação e independência e declara a política colonialista portuguesa uma “séria perturbação” da paz e segurança internacionais.

Charlie Hebdo

1970 – É publicado pela primeira vez o jornal satírico Charlie Hebdo.

Jacques Mayol

1976 – Jacques Mayol é o primeiro homem a atingir uma profundidade de 100 m no fundo do mar sem equipamento respiratório.

Terramoto

1980 – Um terramoto atinge várias regiões de Itália, causando a morte a mais de 4800 pessoas. 

Freddie Mercury

1991 – O vocalista da banda “Queen”, Freddie Mercury, anuncia em comunicado que é seropositivo. Ele morre no dia seguinte.

Sida

1999 – A Organização Mundial de Saúde revela que mais 5,6 milhões de pessoas em todo o mundo estão infetadas pelo vírus da Sida.

BSE

2000 – É detetado nos Açores o primeiro caso de BSE, numa vaca importada da Alemanha.

El Corte Inglês

2001 – É inaugurada em Lisboa a maior loja da cadeia espanhola El Corte Inglês, empregando 2500 pessoas. 

“Escândalo Casa Pia”

2002 – Rebenta o chamado “escândalo Casa Pia”, sobre o abuso sexual de menores à guarda da instituição. 

Casa Pia

2004 –  Começa, no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, o julgamento do caso Casa Pia.

Augusto Pinochet

2005 – O antigo ditador chileno Augusto Pinochet é acusado de fraude fiscal e colocado em prisão domiciliária, no âmbito do inquérito sobre contas bancárias secretas.

Cavaco Silva

2008 – O Presidente da República, Cavaco Silva, publica no site da Presidência da República uma nota oficial demarcando-se de qualquer ligação ou envolvimento em negócios, prestação de serviço ou mesmo empréstimos relacionados com o Banco Português de Negócios, envolvido em alegados escândalos financeiros que levaram já à detenção do seu antigo responsável, Oliveira e Costa.

BPN

2009 – O juiz de instrução criminal determina prisão domiciliária do antigo presidente do BPN, Oliveira Costa, acusado de sete crimes. Oliveira e Costa está sujeito a prisão domiciliária desde 21 de julho deste ano, tendo sido detido a 21 de novembro de 2008.

Rinoceronte-de-sumatra

2019 – Morre o último rinoceronte-de-sumatra da Malásia, Imam, tornando a espécie oficialmente extinta no país.

Nascimentos

1221 – Afonso X, o Sábio, o futuro rei de Castela.

1608 – D. Francisco Manuel de Melo, escritor, historiador e militar

1954 – Elizabeth Savalla, atriz brasileira.

1962 – Carlinhos Brown, compositor, cantor e músico brasileiro.

1962 – Nicolás Maduro, político, 57.º presidente da Venezuela

1987 – Nuno Coelho, futebolista português.

1992 – Miley Cyrus, cantora e atriz norte-americana.

Falecimentos

2005 – Isabel de Castro, atriz portuguesa 

2012 – Larry Hagman, ator norte-americano que ficou célebre com o papel de J.R. Ewing na série “Dallas”.

2017 – Morre, aos 53 anos, em Lisboa, João Ricardo, ator e encenador.

2022 – António da Cunha Telles, produtor e realizador português 

Veja mais efemérides aqui.

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com