Início>Atualidade>22 de junho -Inauguração da Ponte da Arrábida no Porto
Ponte da Arrábida

22 de junho -Inauguração da Ponte da Arrábida no Porto

Efeméride – Inauguração da Ponte da Arrábida no Porto

Por volta da década de quarenta constatou-se que a circulação na Ponte D. Luís, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, se fazia com muita dificuldade, motivado sobretudo pela expansão demográfica do distrito do Porto e do Concelho de Vila Nova de Gaia, e reconheceu-se a necessidade de uma travessia alternativa. Em março de 1952, a Junta Autónoma das Estradas (J.A.E.), adjudicou a elaboração dos anteprojectos a um Engenheiro de Pontes de renome mundial – o Professor Edgar Cardoso. O projeto viria a ser aprovado em 1955.

Projetada por Edgar Cardoso e erguida entre 1956 e 1963, a Ponte da Arrábida apresenta-se como obra-prima da engenharia de pontes, sendo assim reconhecida a nível internacional. Foi a segunda ponte de circulação rodoviária destinada a ligar o Porto a Vila Nova de Gaia. Constitui igualmente a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída por técnicos e empresas portuguesas, atestando a capacidade dos projetistas e construtores nacionais, e constituindo ainda hoje um dos mais significativos monumentos da engenharia portuguesa do século XX.

Com um custo de cerca de 240 mil contos, cerca de 1.200.000€, em março de 1957, foram iniciadas as obras. Na sua construção foram gastos 20 mil toneladas de cimento, 58.700 m³ de betão armado, 2.250 toneladas de aço nos varões e 2.200 toneladas de aço laminado, no cimbre utilizado.

Dispondo de quatro elevadores para que os peões pudessem vencer a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando, em muito, a travessia pedonal.

Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando “O Génio Acolhedor da Cidade do Porto” e “O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico”; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando “O Domínio das Águas pelo Homem” e “O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água”.

Em meados dos anos 90, os elevadores deixaram de funcionar.

Em 23 de maio de 2013, foi classificada como monumento nacional.

No dia de hoje assinalamos também:

Galileu Galilei

1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo.

Nuvem venenosa

1783 — Uma nuvem venenosa causada pela erupção do vulcão Laki na Islândia atinge Le Havre na França.

Napoleão Bonaparte

1815 — Napoleão Bonaparte abdica pela segunda vez.

Telégrafo submarino

1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil, de sua capital o Rio de Janeiro à Europa, o Imperador do Brasil passou mensagens aos monarcas de Portugal, da Inglaterra e da Áustria.

Ponte da Arrábida

1963 – Foi inaugurada a Ponte da Arrábida, no Porto.

Diego Maradona

1986 — O famoso golo da Mão de Deus, marcado por Diego Maradona nos quartos de final da partida do Campeonato do Mundo FIFA de 1986 entre Argentina e Inglaterra, causa polémica. Mais tarde, isso foi seguido pelo Golo do Século. A Argentina vence por 2 a 1 e depois vence o Campeonato do Mundo.

Plutão

1978 — Caronte, o primeiro satélite de Plutão, foi descoberto no Observatório Naval dos Estados Unidos por James Walter Christy.

Nascimentos

1949 – Meryl Streep, atriz norte americana.

1949 – Luís Filipe Vieira, dirigente desportivo português.

1953 — Cyndi Lauper, cantora norte americana.

1964 – Dan Brown, escritor norte americano

1974 – Ana Galvão, apresentadora de televisão e radialista portuguesa.

1978 – Pedro Taborda, ex-futebolista português.

1982 – Soraia Chaves, atriz e modelo portuguesa.

1988 – Sofia Arruda, atriz, modelo e youtuber portuguesa.

Falecimentos

1969 — Judy Garland, atriz norte americana.

1987 — Fred Astaire, dançarino e ator norte-americano

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.