Início>Atualidade>23 fevereiro -Nascimento do Riomaiorense António Feliciano Júnior e Dia de São Policarpo

23 fevereiro -Nascimento do Riomaiorense António Feliciano Júnior e Dia de São Policarpo

Efemérides – Nascimento do Riomaiorense António Feliciano Júnior

No dia 23 de Fevereiro de 1924, nasceu António Machado Feliciano Júnior, batizado com o mesmo nome de seu pai e de seu avô, alfaiates de profissão.

Jornalista de mérito, com carteira profissional, teve um papel de destaque no desenvolvimento da imprensa regional, desde a década de quarenta. Foi editor e proprietário da terceira série do jornal O Riomaiorense (1949) e colaborador do Jornal do Oeste (1964-1974), ambos dirigidos por Armando Pulquério, e ajudou a fundar, em 1988, o jornal Região de Rio Maior, título da mais prolongada e ininterrupta tiragem local, do qual foi Diretor desde o número 47, de 25 de Agosto de 1989, até aos seus últimos dias.

Fotógrafo amador de mérito artístico, expôs e foi premiado em Salões nacionais e internacionais de fotografia, com destaque para o primeiro prémio no I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Portalegre, em 1965, atribuído à fotografia “Em contemplação” por um júri constituído pelo cineasta Manoel de Oliveira, pelo escritor José Régio e pelo pintor João Tavares

Foi um dos grandes dinamizadores nacionais do Colecionismo, criando o Encontro Nacional de Colecionadores de Rio Maior, que organizou até à 29ª edição, em 2016, e que hoje ostenta o seu nome.

António Feliciano Júnior foi um dos grandes dinamizadores da cultura e arte em Rio Maior, iniciou a sua vida como alfaiate, seguindo as pegadas do pai e avô,  projetista de construção civil, professor na antiga Escola Comercial de Rio Maior, Colégio Luís de Camões e na Escola Secundária Augusto César da Silva Ferreira, onde foi criado um museu de mecanografia com o seu nome, autodidata de diferentes formas de expressão artística, com destaque para o teatro, o cinema, a música e a fotografia.

Foi um dos fundadores do Grupo Cénico Zé P´reira (1941), fundou o Cineclube de Rio Maior (1952), que viria a ter atividade de destaque a nível nacional, foi um dos fundadores do Círculo Cultural de Rio Maior (1956), membro do Grupo Coral e Orquestra Folclórica e mais tarde no Coral e Orquestra Típica de Rio Maior. Um dos fundadores da Conferência de S. Vicente de Paulo de Rio Maior (1952), foi membro da Comissão para a Construção da Igreja Nova, Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior e Sócio de Mérito da Associação dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior. Em 2010, o Professor seria um dos sócios fundadores da EICEL1920, Associação para a Defesa do Património, que o homenageou, em sessão pública realizada a 25 de Setembro de 2015.

Em 1994, por altura do seu septuagésimo aniversário, um grupo de Riomaiorenses, prestou-lhe uma homenagem, da qual nos deu conta a nossa leitora, a Dr.ª Maria Júlia Figueiredo, que nos fez chegar a notícia e a fotografia da medalha comemorativa desse evento, e à qual o RMJornal agradece.

Medalha oferecida ao Prof. Feliciano Júnior quando a comemoração do seu 70º aniversário
Homenagem feita por Maria Júlia Figueiredo

Dia de São Policarpo

São Policarpo de Esmirna foi um bispo e mártir cristão, discípulo de São João, um dos doze apóstolos de Cristo. É considerado um dos três principais Padres Apostólicos e o autor da Epístola de Policarpo aos Filipenses.

Policarpo terá nascido em 69 e falecido em 155, com 86 anos, em Esmirna, na Turquia. Ao recusar-se a acender incenso para o imperador romano, Policarpo foi condenado a ser queimado vivo na estaca. Como as chamas não o tocavam, Policarpo terá sido apunhalado até à morte. 

São Policarpo é representado comummente com um pálio e com um livro que representa a sua Carta aos Filipenses. É o santo a quem se reza tradicionalmente para se curar as dores de ouvido.

No dia de hoje assinalamos também:

Abraham Lincoln

Em 1861 o presidente eleito dos EUA, Abraham Lincoln chega disfarçado a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido uma tentativa de assassinato em Baltimore.

Cuba

Em 1903 Cuba arrenda aos EUA, de forma perpétua a Baía de Guantánamo.

Canal do Panamá

Em 1904 os EUA obtêm o controle do Canal do Panamá por 10 milhões de dólares

Rotary Club

Em 1905 é fundado o Rotary Club em Chicago

Igreja

Em 1911 os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da I República: A expulsão das congregações, a lei do divórcio, a criação do registo civil e o fim do juramento religioso nos tribunais.

Espanha

Em 1981 António Tejero tenta um golpe de estado ao capturar o Congresso de Deputados espanhol.

Nascimento de Karl Yaspers

A 23 de fevereiro de 1883 nasce o filósofo e cientista alemão Karl Yaspers.

Morte de Edward Elgar

A 23 de fevereiro de 1934, morreu o compositor inglês Edward Elgar.

Morte de Paul Claudel

A 23 de fevereiro de 1955 morre o escritor francês Paul Claudel (Louis Charles Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper).

Jonh Keats

Em 1821 morre Jonh Keats, poeta britânico

Sergio Mantovani

Em 2001 morre Sergio Mantovani, automobilista italiano.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.