Efeméride – Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo
Este dia, também denominado de Dia da Fita Preta, originalmente Black Ribbon Day, é um tributo a todas as vítimas dos regimes autoritários e totalitários.
Este Dia foi proclamado na Resolução do Parlamento Europeu, de 2 de Abril de 2009, sobre a consciência europeia e o totalitarismo.
É celebrado todos os anos na Europa depois de, em 2008, se ter assinado a Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo.
Foi com esta declaração que o Parlamento Europeu instituiu esta data como um dia a ser celebrado anualmente com dignidade e imparcialidade, para homenagear as vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa. Dos 409 eurodeputados que assinaram essa declaração 11 eram portugueses.
«Em 23 de agosto de 1939, a Alemanha nazi e a União Soviética assinaram o Pacto Molotov-Ribbentrop, que dividia a Europa Central e Oriental e conduziria à violação dos direitos fundamentais de dezenas de milhões de pessoas durante um dos períodos mais negros da história do nosso continente. Mesmo depois da Segunda Guerra Mundial, muitos europeus continuaram, durante décadas, a viver sob regimes totalitários.» (Declaração do 1.º Vice-Presidente Frans Timmermans e da Comissária Věra Jourová por ocasião do Dia Europeu em Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários, 22 agosto 2019).
Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição
Este dia foi proclamado na Resolução 29 C/40 adotada na 29.ª Sessão do Conselho Executivo da UNESCO, sendo celebrado anualmente desde 1998.
Foi escolhido o dia 23 para a celebração em referência à noite de 22 para 23 de agosto de 1791, quando escravos de São Domingos se revoltaram contra o sistema de escravidão, dando lugar à Independência do Haiti.
Essa comemoração traz consigo a oportunidade para as pessoas conscientizarem -se desse problema e refletirem sobre os preconceitos raciais que surgiram com a escravidão, que desde 2001 é reconhecida internacionalmente como crime contra a humanidade, tal como o tráfico de escravos.
No dia de hoje assinalamos também:
Coroa Portuguesa
1791 – A Coroa Portuguesa cria a Aula Régia do Desenho de Figura e Arquitetura Civil.
Abolida a escravatura
1833 – É abolida a escravatura nas colónias britânicas.
Marconi
1889 – Com a tecnologia do italiano Marconi é feita a primeira transmissão sem fios de uma mensagem entre um navio e um porto de mar, em pleno Atlântico.
Pneu com correntes
1904 — O pneu com correntes para automóveis é patenteado.
Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti
1927 – Os militantes anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são executados nos EUA, acusados de homicídio. Meio século depois, a justiça norte-americana reconheceria o erro e decretaria a inocência.
Pacto Molotov-Ribbentrop
1939 — Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazista e a União Soviética assinam um tratado de não agressão, o Pacto Molotov-Ribbentrop. Em uma adição secreta ao pacto, os Países Bálticos, Finlândia, Roménia e Polónia são divididos entre os dois países.
Conselho Mundial de Igrejas
1948 — O Conselho Mundial de Igrejas é formado por 147 igrejas de 44 países.
Ligação via satélite
1962 – Primeira ligação via satélite, em direto, de uma emissão de televisão, entre os EUA e a Europa.
Primeira fotografia
1966 — A Lunar Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua.
Síndrome de Estocolmo
1973 — Um assalto a banco que deu errado em Estocolmo, na Suécia, se transforma em uma crise de reféns; nos próximos cinco dias, os reféns começam a simpatizar com seus captores, levando ao termo “Síndrome de Estocolmo”.
Revolução Cantada
1989 — Revolução Cantada: dois milhões de pessoas da Estónia, Letónia e Lituânia ficam de mãos dadas na estrada Vilnius-Tallinn.
WWW
1991 — A World Wide Web é aberta ao público.
Renamo e Frelimo
1994 – Os líderes da Renamo e da Frelimo, Afonso Dhlakama e Joaquim Chissano, respetivamente, iniciam conversações em Maputo sobre o processo de paz em Moçambique.
Natascha Kampusch
2006 — Natascha Kampusch, que havia sido sequestrada com dez anos de idade, escapa de seu sequestrador, Wolfgang Přiklopil, após oito anos de cativeiro.
Nascimentos
1708 — João Evangelista Pereira da Silva, religioso português
1919 – Francisco Ferreira, futebolista português
1933 – A. H. de Oliveira Marques, historiador e professor português
1942 – Susana Vieira, atriz brasileira.
1951 – Noor da Jordânia.
1963 – Glória Pires, atriz brasileira.
1986 – Catarina Wallenstein, atriz portuguesa.
Falecimentos
1892 — Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro, 1.° presidente do Brasil
1989 – João Palma-Ferreira escritor português, tradutor, antigo presidente da RTP, do Instituto Português do Património Cultural e ex-diretor da Biblioteca Nacional.