Início>Atualidade>23 de abril -Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Dia Mundial do Escutismo, Dia Nacional da Educação de Surdos, Dia da Língua Inglesa e Dia da Língua Espanhola
livro

23 de abril -Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, Dia Mundial do Escutismo, Dia Nacional da Educação de Surdos, Dia da Língua Inglesa e Dia da Língua Espanhola

Efeméride – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial.

No dia 23 de abril de 1616 faleceu Miguel de Cervantes. Também no dia 23 de abril, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico. 

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.

Dia Mundial do Escutismo

Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo.

O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial. 

O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro.

As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.

Em Portugal destacam-se duas organizações escutistas: os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas (CNE). 

Dia Nacional da Educação de Surdos

Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual. 

A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.

Dia da Língua Inglesa

O objetivo deste dia é dar a conhecer a língua inglesa, bem como a cultura e história associadas. A data escolhida é o dia do nascimento e morte do escritor William Shakespeare, um dos escritores mais relevantes de expressão inglesa.

A comemoração do Dia da Língua Inglesa insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.

Dia da Língua Espanhola

Pretende-se dar a conhecer a língua espanhola, a par da sua cultura e história. O dia escolhido é a data da morte de um dos escritores mais importantes de expressão espanhola, Miguel de Cervantes.

A comemoração do Dia da Língua Espanhola insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.

No dia de hoje assinalamos também:

Cerveja 

1516 — A Lei da Pureza da Cerveja (a lei da pureza da cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. A levedura de cerveja não era conhecida à época) é promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera em Ingolstadt.

Tarrafal

1936 — Criação do campo de concentração português do Tarrafal em Cabo Verde.

Namíbia

1990 — Namíbia torna-se o 160.º membro da Organização das Nações Unidas e o 50.º integrante da Commonwealth.

Internet 

2014 — Entra em vigor a lei que regula o uso da Internet no Brasil.

Nascimentos

1185 — Afonso II de Portugal 

1564 — William Shakespeare, dramaturgo, poeta e ator britânico 

1928 — Shirley Temple, atriz norte americana

1954 – Michael Moore, cineasta documentarista e escritor norte americano

1990 – Rui Fonte, futebolista português.

Falecimentos

1616 — William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.