Início>Atualidade>21 de novembro -Dia Mundial do Olá, Dia Mundial da Televisão e Dia Europeu da Fibrose Quística
Olá

21 de novembro -Dia Mundial do Olá, Dia Mundial da Televisão e Dia Europeu da Fibrose Quística

Efeméride – Dia Mundial do Olá

O “olá” é uma palavra muito simples que muitas vezes faz toda a diferença, permitindo o contacto entre pessoas desconhecidas e o quebrar do gelo ou do silêncio numa sala.

Este dia surgiu em 1973 em resposta à guerra Yom Kippur (guerra árabe-israelita), por ação de dois professores universitários norte-americanos (Brian McCormack da Universidade do Arizona e Michael McCormack da Universidade de Harvard). Atualmente é celebrado em mais de 180 países do mundo.

Dia Mundial da Televisão

A data foi proclamada pelas Nações Unidas em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980.

Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.

Dia Europeu da Fibrose Quística

A Fibrose Quística é uma doença crónica hereditária provocada por alterações genéticas. Estima-se que na Europa 1:2000 a 1:6000 recém-nascidos sofram de Fibrose Quística. A doença provoca infeções nas vias respiratórias e no tubo digestivo, levando por vezes à dificuldade em ganhar altura e peso.

O diagnóstico desta doença é feito pelo “teste do pezinho”, pelo teste do suor e pelo quadro clínico. A intervenção clínica feita precocemente (no primeiro mês) combate enormemente a doença.

Dia Mundial da Pesca

Hoje, dia 21 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Pesca 2022. Instituído em 1998, visa destacar a importância da conservação dos oceanos e da vida marinha.

O Banco Mundial estima que 120 milhões de trabalhadores em tempo integral e parcial dependem diretamente das cadeias de valor da pesca comercial. Pelo 91% dos pescadores e trabalhadores do ramo pesqueiro estão vinculados à área de pequena escala.

Aproximadamente 47% da força de trabalho da pesca em pequena escala são mulheres. Nos países em desenvolvimento, elas ocupam 56 milhões de empregos atuando principalmente nas atividades posteriores à captura e ao comércio de produtos pesqueiros.

No dia de hoje assinalamos também:

Balão de ar quente

1783 – Em Paris, Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes, fazem o primeiro voo de balão de ar quente sem corda.

Thomas Edison

1877 – Thomas Edison apresenta o fonógrafo, uma máquina que pode gravar e tocar som.

Ópio

1906 – O imperador da China proíbe o consumo de ópio e estabelece um período de dez anos para a erradicação do seu comércio.

Bloody Sunday

1920 – Bloody Sunday – Um ataque do IRA, Exército Irlandês de Libertação, causa a morte a 14 soldados britânicos, em Dublin.

FMI

1960 – Portugal adere ao Fundo Monetário Internacional.

Concilio Vaticano II

1963 – O Concilio Vaticano II autoriza o uso da língua de cada país, em vez do latim, nas cerimónias religiosas.

Watergate

1973 – É comprovado o desaparecimento de 18,5 minutos de gravações da Casa Branca, relacionadas com o escândalo Watergate, que envolve o presidente dos EUA, Richard Nixon.

Papa João Paulo II

1985 – O padre Juan Khron, condenado a seis anos e meio de prisão por ter atentado contra a vida do Papa João Paulo II, em maio de 1982, em Fátima, sai em liberdade condicional.

Liga inglesa de futebol

1988 – Os organizadores da Liga inglesa de futebol decidem premiar a vitória com dois pontos e o empate com um. Até essa altura não existiu classificação naquela que foi a primeira liga de futebol do Mundo.

ONU

1996 –  Termina o Fórum Mundial de Televisão da ONU, que institui o Dia Mundial da Televisão.

Osama Bin Laden

2001 – Washington oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares pela captura de Osama Bin Laden.

BPN

2008 – O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal decreta a prisão preventiva do ex-administrador do BPN José Oliveira e Costa.

José Sócrates

2014 – O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, é detido para interrogatório, no aeroporto de Lisboa, quando regressa de Paris.

Legionella

2014 –  O diretor-geral da Saúde, Francisco George, revela que as bactérias encontradas em doentes com “legionella” são semelhantes às detetadas numa torre de refrigeração da empresa Adubos de Portugal.

Legionella

2014 – O ministro da Saúde, Paulo Macedo, declara extinto o surto de “legionella”, que provocou 336 doentes e dez mortos, apesar de ainda poderem ocorrer mais óbitos.

Tesla 

2019 – A Tesla lança o Tesla Cybertruck. Uma gafe ocorre durante o evento de lançamento quando suas janelas “inquebráveis” quebram.

Nascimentos

1694 – Voltaire, filósofo francês 

1857 – Columbano Bordalo Pinheiro, pintor português .

1898 – René Magritte, pintor belga

1947 – Alcione, cantora, instrumentista e compositora brasileira.

1961 – João Domingos Pinto, futebolista português.

1965 – Björk, cantora islandesa.

1970 – Paulinho Santos, futebolista português.

Falecimentos

1471 – João Gonçalves Zarco, navegador português 

2011 – Danielle Miterrand, a viúva do antigo presidente francês François Miterrand.

Veja mais efemérides aqui.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.