Início>Atualidade>21 março – Dia Poesia, Florestas, Árvore, Discriminação Racial, Criatividade Artística, Síndrome de Down, Marioneta, Nowruz
Poesia

21 março – Dia Poesia, Florestas, Árvore, Discriminação Racial, Criatividade Artística, Síndrome de Down, Marioneta, Nowruz

Efeméride – Dia Mundial da Poesia

A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa.

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.  

Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas celebra este tema e procura aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas. A cada ano, os países são incentivados a organizar atividades (locais, nacionais ou internacionais), como é o caso das campanhas de plantação de árvores.

A gestão sustentável, e o uso de recursos da floresta são fundamentais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e bem-estar das atuais e futuras gerações. As florestas desempenham um papel fundamental no combate à pobreza e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Apesar de todos os benefícios ecológicos, económicos, sociais e de saúde, de valor incalculável, as florestas estão ameaçadas, por fogos, doenças, secas e pela desflorestação sem precedentes.

A conservação e uso sustentável das florestas é a melhor forma de proteger o nosso planeta. Manter as florestas saudáveis é vital para a saúde do planeta, em todas as suas formas, enquanto meio de subsistência e nutrição, e, até, como fonte de biodiversidade.

Entre 2015 e 2020, mais de 10 milhões de hectares de floresta perderam-se como consequência da desflorestação. As pragas de insetos danificam cerca de 35 milhões de hectares de florestas, todos os anos. O fogo destruiu perto de 98 milhões de hectares de floresta, em todo o mundo.

O tema para 2023 é “Florestas e Saúde”.

Purificam a água e o ar, capturam carbono em luta pelas alterações climáticas, produzem comida e medicamentos que salvam vidas e melhoram o nosso bem-estar.

Dia Mundial da Árvore

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

A celebração do Dia Mundial da Árvore começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

A efeméride foi criada pela ONU, de acordo com a Resolução A/RES/2142 (XXI) de 1966, nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville.

Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.  

Algumas entidades realizam atividades relacionadas com o tema. Em Portugal destacam-se neste capítulo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, que organizam seminários e outras iniciativas.

Dia Europeu da Criatividade Artística

As comemorações decorrem durante uma semana ou mais, podendo as cidades europeias escolher integrar as ações desta efeméride a gosto. As câmaras municipais tentam integrar o maior número de pessoas possível nas suas ações, sobretudo junto dos mais novos.  

Como não existem regras para a criatividade, o Dia Europeu da Criatividade Artística pode ser celebrado de diversas formas, com variadas atividades. Desde dançar a ler poemas, a pintar, ou a filmar, o leque de opções é vasto. Na falta de ideias, no site do Dia Europeu da Criatividade Artística encontra-se disponível uma lista de atividades a desenvolver neste dia.

A criatividade é a arte de criar e inventar, uma qualidade e uma capacidade de quem é original, inventivo. 

Dia Internacional da Síndrome de Down

Foi escolhido pela Down Syndrome International o dia 21, do mês 3, para a comemoração deste dia mundial da Síndrome de Down, por fazer referência à trissomia do cromossoma 21. O cromossoma deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com esta síndrome, existem 3 exemplares (trissomia). 

A primeira celebração do dia teve lugar em 2006 e foi adotada pela Organização das Nações Unidas no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.

Objetivo 

O objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é dar voz às pessoas que vivem com a síndrome de Down, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome. A data serve para destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.

Entre outras informações, iniciativas e programas, é possível partilhar e conhecer histórias sobre a Síndrome de Down no site oficial da efeméride.

Trissomia 21 em Portugal

Em Portugal, 1 em cada 800 bebés nasce com trissomia 21. Julga-se que existam cerca de 15 mil pessoas com a síndrome neste país.

Dia Mundial da Marioneta

Este dia surgiu por ideia do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho que a sugeriu em 2000 no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg. Em 2002, em nova reunião da UNIMA em Atlanta, esta entidade estabeleceu a data de 21 de março para a celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.  

Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do mundo, e Portugal não é exceção. No Dia Mundial da Marioneta realizam-se em Portugal espetáculos de marionetas, festivais e oficinas onde se pode aprender a criar e a utilizar marionetas.

Também se exibem documentários e se discute o teatro de marionetas contemporâneo, entre outras iniciativas, que se registam com especial incidência em Lisboa e no Porto. Mesmo em casa se pode celebrar este dia, pelo visionamento de filmes com marionetas, como os famosos “Marretas”.

Dia Internacional de Nowruz

O Dia Internacional de Nowruz é celebrado, anualmente, a 21 de março. Foi proclamado enquanto dia internacional através da resolução 64/253 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 23 de fevereiro de 2010.

A palavra Nowruz (Novruz, Navruz, Nooruz, Nooruz, Nevruz, Nauryz), significa novo dia. É celebrado há mais de 3 000 anos na Ásia Central, nos Balcãs, no Cáucaso, na zona do Mar Negro, no Médio Oriente e noutras regiões. Em 2009, foi incluído na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Nowruz marca o primeiro dia da Primavera, celebrado no dia do equinócio da Primavera que pode ocorrer a 19, 20 ou 21 de Março. Promove valores de paz e solidariedade entre gerações e no seio das famílias, bem como a reconciliação e vizinhança, contribuindo assim para a diversidade cultural e amizade entre os povos e diferentes comunidades.

A sua celebração significa a afirmação da vida em harmonia com a natureza, a consciência da ligação inseparável entre trabalho construtivo e ciclos naturais de renovação e uma atitude solícita e respeitosa para com as fontes naturais da vida.

No dia de hoje assinalamos também:

Abadia de Cister

1098 — Fundação da Abadia de Cister.

Anulação do casamento

1152 — Anulação do casamento do rei Luís VII da França e da rainha Leonor da Aquitânia.

Rei D. João VI de Portugal

1816 — O príncipe D. João Maria de Bragança passa a assinar como Rei D. João VI de Portugal após a morte da Rainha D. Maria I de Portugal.

Pio VII

1800 — Com as lideranças da Igreja impedidas de permanecerem em Roma devido a um conflito armado, Pio VII é coroado Papa em Veneza com uma Tiara papal provisória feita de papel machê.

Primeiro voo solo transatlântico

1928 — Charles Lindbergh recebe a Medalha de Honra por ter realizado o primeiro voo solo transatlântico.

Adolf Hitler

1943 — Rudolf von Gersdorff, oficial da Wehrmacht, planeja assassinar Adolf Hitler usando uma bomba suicida, mas o plano fracassa; von Gersdorff consegue desarmar a bomba a tempo e evitar suspeitas.

Massacre de Sharpeville

1960 — Apartheid: Massacre de Sharpeville, África do Sul: a polícia abre fogo contra um grupo de manifestantes negros sul-africanos desarmados, matando 69 e ferindo 180.

Prisão Alcatraz

1963 – Fechada Alcatraz, prisão na ilha na Baía de São Francisco.

Mónica

1963 – O cartonista Maurício de Sousa cria a personagem Mónica.

Martin Luther King

1965 – Martin Luther King lidera 3 200 pessoas no início da terceira e finalmente bem-sucedida marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, Alabama.

Comic-Con

1970 – San Diego Comic-Con, o maior festival de cultura popular do mundo, recebe o seu evento inaugural.

Etiópia

1975 — Na Etiópia é abolida a monarquia.

Boicote aos Jogos Olímpicos de Verão

1980 — O Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, anuncia um boicote aos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscovo como forma de protesto à Invasão Soviética do Afeganistão.

Gás venenoso

1983 — Começam os primeiros casos da epidemia de desmaios na Cisjordânia; israelenses e palestinos acusam-se uns aos outros de uso de gás venenoso, mas a causa é mais tarde determinada principalmente por ser psicossomática.

Independência da Namíbia

1990 — A Namíbia torna-se independente depois de 75 anos de governo sul-africano.

Circum-navegação em balão de ar quente

1999 — Após quase 20 dias ininterruptos no ar, Bertrand Piccard e Brian Jones pousam no Egito após sua circum-navegação, bem-sucedida, do mundo com seu balão de ar quente Orbiter 3.

Papa João Paulo II

2000 — O Papa João Paulo II faz sua primeira visita pontifícia a Israel.

Twitter

2006 — É criado o site social Twitter.

Nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro

No dia 21 de março de 1846 nasceu Rafael Bordalo Pinheiro, considerado o maior artista plástico português do século XIX.

Nascimento de Ruy Furtado

Em 1919 nascia Ruy Furtado, ator português.

Nascimento de Dinis Machado

Dinis Machado, jornalista e escritor português nascia em 1930.

Nascimento de Ayrton Senna

Em 1960 nasceu Ayrton Senna, automobilista brasileiro.

Nascimento de Ronaldinho Gaúcho

Em 1980 nascia Ronaldinho Gaúcho, ex-futebolista brasileiro.

Falecimento de Pocahontas

Em 1617 falecia Pocahontas, princesa indígena.

Falecimento de Chung Ju-yung

Faleceu em 2001 Chung Ju-yung, empresário sul-coreano, fundador da Hyundai

Falecimento de Bernard Lacoste

Bernard Lacoste, empresário e estilista francês faleceu em 2006

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.