Início>Atualidade>21 de junho -Dia Europeu da Música, Início do Verão, Solstício de Verão, Dia Internacional do Yoga, Dia do Relógio do Sol, Dia Mundial da Girafa e Dia Mundial Humanista
Música

21 de junho -Dia Europeu da Música, Início do Verão, Solstício de Verão, Dia Internacional do Yoga, Dia do Relógio do Sol, Dia Mundial da Girafa e Dia Mundial Humanista

Efeméride – Dia Europeu da Música

Foi o escolhido o dia tradicional do solstício de verão com o objetivo de trazer os músicos para a rua. O primeiro Dia Europeu da Música celebrou-se em 1982 em França, por iniciativa do ministro francês da cultura Jack Lang. Em 1983 reuniram-se 200.000 músicos, atolando ruas, praças e parques, tendo crescido a iniciativa de ano para ano pela Europa fora.

A música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo.

Início do Verão

Este é o dia do início do verão em 2023, cuja data é determinada pela ocorrência do solstício de verão.

O verão começa todos os anos entre 20 e 21 de junho (com o fim da primavera) e termina entre 22 e 23 de setembro (dando início ao outono). Agosto costuma ser o mês mais quente.

O calor que se faz sentir nesses três meses é sinónimo de férias, descanso e boa disposição. Não é à toa que o verão é a estação mais aguardada pela maior parte dos portugueses.

Solstício de Verão

O solstício de verão corresponde ao momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.

Assim, o início do verão europeu começa em junho, enquanto no hemisfério sul o verão só se inicia em dezembro.

O solstício é um fenómeno astronómico que acontece duas vezes por ano: uma vez em junho e outra em dezembro.

No hemisfério norte, em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão. Em dezembro, observa-se o solstício de inverno, que coincide com o início do inverno. 

Em virtude do movimento da Terra em torno do Sol, e também da inclinação do eixo de rotação da Terra, enquanto os dias são maiores no solstício de verão, no solstício de inverno as noites são mais longas do que os dias, 

Em 2023 o solstício do verão acontece a 21 de junho às 14h58. Este é o dia mais longo do ano no hemisfério norte.

Dia Internacional do Yoga

Foi escolhido o dia 21 em alusão ao solstício de verão. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos

Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como “Dia Internacional do Yoga”.

Os praticantes de yoga destacam o bem-estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.

Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.

Ao nível físico, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.

A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.

A modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.

Dia do Relógio do Sol

O Dia do Relógio do Sol celebra-se por altura do solstício de verão desde 1990, sendo uma iniciativa portuguesa, do Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar. 

Um relógio de sol é um instrumento que serve para apurar a hora do dia, utilizando como referência a posição do sol. Os relógios de sol mais comuns são os relógios de jardim, construídos num desenho horizontal com linhas e uma haste, onde a sombra do sol é projetada pela haste, indicando as horas do dia nestas linhas. 

Acredita-se que quem inventou o relógio de sol foram os egípcios, já que o mais antigo relógio de sol é egípcio, datado de 1.500 a.C.

Dia Mundial da Girafa

Como é o animal mais alto, escolheu-se o dia mais longo do ano no hemisfério norte (e a noite mais longa do ano no hemisférico sul) para celebrar este animal.

O objetivo da data é promover a proteção das girafas pelo mundo inteiro. Estes animais encontram-se ameaçados pela ação do homem e pela degradação da natureza. No continente africano já só existem 90.000 girafas selvagens.

A data celebrou-se pela primeira vez em 2014 por iniciativa da Giraffe Conservation Foundation. 

Dia Mundial do Humanista

É uma efeméride comemorada anualmente pelos humanistas espalhados pelo mundo, por altura do solstício de verão no hemisfério norte, que tradicionalmente acontece a 21 de junho.

O objetivo deste Dia Mundial Humanista é fazer do mundo um melhor local, por encontrar meios que permitam a mudança. Aumentar o conhecimento do público de métodos científicos e celebrar os valores do Humanismo são outras finalidades desta data.

Criado nos anos de 1980, pela Associação Humanista Americana, esta é uma data para o livre pensamento, que é celebrada de diferentes formas de país para país e de local para local. 

Segundo a Declaração Mínima da União Internacional Ética e Humanista, o Humanismo é “uma filosofia de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar significado e forma às suas próprias vidas. O Humanismo defende a construção de uma sociedade mais humana através da ética baseada em valores humanos e outros valores naturais no espírito da razão e da livre investigação por meio das capacidades humanas. Ele não é teísta, e não aceita visões sobrenaturais da realidade.”

No dia de hoje assinalamos também:

Brasil

1640 — Chega de Lisboa à Bahia a esquadra que trazia o Marquês de Montalvão, primeiro vice-rei nomeado para o Brasil.

Serviço militar obrigatório

1930 — O serviço militar obrigatório de um ano entra em vigor na França

Adolf Hitler

1933 — Adolf Hitler proíbe a existência de outros partidos políticos na Alemanha.

PIDE

1947 — Crise na Academia de Lisboa. A PIDE prende os membros da Comissão Académica e da Comissão Central do MUD juvenil, entre eles Mário Soares, Salgado Zenha e Rui Grácio.

LP 

1948 — O disco LP é apresentado pela Columbia Records no hotel Waldorf–Astoria, em Nova Iorque.

Sexta-feira sangrenta

1968 — Ocorreu a sexta-feira sangrenta como ficou conhecida repressão a um protesto estudantil no Rio de Janeiro, um conflito que terminou com 28 mortos.

Plutão

2006 — Descobertos dois satélites de Plutão, batizados de Nix e Hidra.

XIX Governo Constitucional

2011 — Toma posse em Portugal o XIX Governo Constitucional, um governo de coligação pós-eleitoral entre o Partido Social Democrata e o CDS – Partido Popular chefiado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Nascimentos

1646 — Maria Francisca de Saboia, Rainha de Portugal 

1921 – Judy Holliday, atriz e cantora norte americana

1955 – Michel Platini, ex-futebolista e dirigente desportivo francês.

1978 – Cristiano Lupatelli, ex-futebolista italiano.

1985 – Lana Del Rey, cantora norte americana

Falecimentos

1527 — Nicolau Maquiavel, historiador e cientista político italiano

1942 — Teixeira Lopes, escultor português

2001 — John Lee Hooker, músico norte americano

Editor Web
António Moreira Prof. Adjunto no Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior Doutorado em Ciências do Desporto - UTAD Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Medicina Chinesa Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - ICBAS da Universidade do Porto É Director do RMJORNAL.com
https://rmjornal.com