Início>Atualidade>21 de dezembro – Dia Mundial do Basquetebol e Dia das Palavras Cruzadas
basquetebol

21 de dezembro – Dia Mundial do Basquetebol e Dia das Palavras Cruzadas

Efeméride – Dia Mundial do Basquetebol

O basquetebol foi jogado pela primeira vez em 21 de dezembro de 1891 na International YMCA Training School em Springfield, Massachusetts, EUA, depois que o Dr. James Naismith, um instrutor canadiano de educação física, desenvolveu o jogo para manter seus alunos ativos durante os meses de inverno.

Hoje, o basquetebol cresceu e se tornou um dos desportos mais populares e praticados no mundo. A FIBA, órgão regulador do basquete, estima que pelo menos 450 milhões de pessoas em todo o mundo joguem basquetebol hoje. O basquetebol também faz parte do programa olímpico desde a sua introdução nas Olimpíadas de Berlim de 1936.

O basquetebol tem forte presença na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e outras regiões. Em 2019, a inovadora Liga Africana de Basquetebol (BAL) foi criada e é agora uma liga profissional com 12 equipas de clubes de toda a África. As mulheres começaram a jogar basquetebol em 1892, ou menos de um ano após a invenção do jogo. O basquetebol feminino estreou como desporto coletivo regular para mulheres nas Olimpíadas, nos Jogos de Montreal de 1976.

No geral, além de nomes icônicos, como Jordan, Magic, Kareem, Bird, Kobe, Lebron, Curry, o basquetebol é um desporto de base global e é praticado e apreciado por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, desde ligas organizadas até jogos casuais.

Dia das Palavras Cruzadas

Foi a 21 de dezembro de 1913 que as palavras cruzadas surgiram no jornal “New York World”, um jogo onde dicas e número de letras são usados para formar palavras. Aproveitando-se então o dia 21 de dezembro ocorre a celebração anual deste estimulante exercício.

O inglês Arthur Wynne, nascido em Liverpool, migrou para os Estados Unidos e criou o primeiro exercício moderno deste jogo para secção de entretenimento publicada aos domingos pelo jornal que trabalhava. A sua criação baseou-se em um semelhante jogo rústico fabricado na antiga Pompeia.

Segundo o “Guinness Book of World Records”, o primeiro caderno com uma coleção de palavras cruzadas, retiradas do “New York World”, foi publicado nos Estados Unidos em 1924 por Dick Simon e Lincoln Schuster.

As palavras cruzadas permitem estimular a mente e afastar causas de senilidade, assim como alargar o vocabulário, a interpretação e a comunicação. 

No dia de hoje assinalamos também:

 São Tomé e Príncipe

1470 – Os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar descobrem a ilha de  São Tomé e Príncipe.

Bocage

1871 – É inaugurado, em Setúbal, o monumento a Bocage.

Pierre e Marie Curie

1898 – O elemento rádio é descoberto pelos cientistas Pierre e Marie Curie.

Motociclismo

1904 – É fundada a Federação Internacional de Motociclismo.

Palavras cruzadas

1913 – As primeiras palavras cruzadas modernas são publicadas no jornal New York World. O autor foi Arthur Wynne, um inglês emigrado nos EUA.

Branca de Neve e os Sete Anões

1937 – Branca de Neve e os Sete Anões, o primeiro longa-metragem de animação do mundo, estreia no Carthay Circle Theatre, em Los Angeles, Califórnia.

Primeira novela brasileira

1951 – Estreia a primeira novela brasileira, “Sua vida me pertence”, na extinta TV Tupi de São Paulo. Gravada em direto duas vezes por semana, teve apenas 15 episódios e durou dois meses.

Discriminação Racial

1965 – É adotada a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

OPEP

1975 – Onze delegados à conferência da OPEP, em Viena, são mantidos como reféns por um comando palestiniano.

Winnie Mandela

1985 – A polícia sul-africana prende a líder nacionalista negra Winnie Mandela.

Belém

1995 – A cidade de Belém passa do controlo israelita para o palestiniano.

CC

2006 – O Cartão do Cidadão é aprovado na Assembleia da República.

Espaço Schengen

2007 – O espaço europeu Schengen, de livre circulação de pessoas sem controlos nas fronteiras internas, é alargado a nove dos mais recentes Estados membros da UE, oito dos quais ex-países comunistas do leste da Europa.

Vanessa Fernandes

2007 – A portuguesa Vanessa Fernandes, campeã do Mundo de triatlo, é escolhida pela imprensa estrangeira em Portugal como a personalidade do ano de 2007.

FIFA e UEFA

2015 –  Joseph Blatter, presidente da FIFA desde 1998, e Michel Platini, que lidera a UEFA desde 2007, são suspensos por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol.

Nascimentos

1503 – Nostradamus, astrólogo e matemático francês 

1918 – Donald Regan, empresário e político norte-americano

1937 – Jane Fonda, atriz norte-americana.

1939 – Carlos do Carmo, músico (fadista) português 

1940 – Frank Zappa, músico norte-americano

1947 – Paco de Lucía, guitarrista e compositor de flamenco espanhol 

1948 – Samuel L. Jackson, ator estadunidense.

1956 – Joaquim Leitão, cineasta português.

1977 – Emmanuel Macron, político francês.

Falecimentos

1805 – Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta português.

1940 – Scott Fitzgerald, escritor norte-americano, autor de “O Grande Gatsby”.

2022 – Pedro Paulo Rangel, ator brasileiro

Veja mais efemérides aqui.

Gostou de ler esta notícia faça a sua assinatura, ajude-nos a informar.