Início>Atualidade>Amigas das 5ª feiras e Dress A Girl Around The World na Asseiceira
Dress A Girl around the world
Atualidade Desenvolvimento Económico & Social Última Edição

Amigas das 5ª feiras e Dress A Girl Around The World na Asseiceira

“Amigas das Quintas-feiras” colaboram com Dress a Girl Around The World – Portugal e fazem felizes centenas de meninas e meninos por esse mundo fora.

As “Amigas das Quintas-feiras” são um grupo de 12 senhoras, com idades entre os 58 e 89 anos, que todas as quintas-feiras se junta na Casa do Artesanato no recinto de Nossa Senhora, em Asseiceira para confecionarem vestidos e calções para meninas e meninos de países carenciados.

Este grupo teve início em 2019, por iniciativa de um grupo de senhoras que agora trabalham como voluntárias no Dress a Girl – Portugal.

O que é a Dress A Girl?

Anúncio

Para conhecermos melhor este projeto, além de visitarmos a página, falámos com a nossa conterrânea Joana Nobre Garcia, que iniciou este projeto com mais duas amigas Vanessa Campos e Ana Bragança.

O Dress a Girl – Portugal chegou ao nosso país em maio de 2016 pelas mãos de Vanessa Campos que teve contacto com o projecto nos EUA, de onde é originária a ideia desde 2009, e quis que Portugal também  contribuísse para um mundo melhor. Em Abril de 2018 a Dress a Girl Portugal (DAG-P) tornou-se numa associação sem fins lucrativos.

Joana Nobre Garcia que sempre teve como exemplo a avó D. Fausta Nobre que sempre se mostrou disponível para ajudar os outros, achou que fazia todo o sentido agarrar este projeto que como mencionou é um projeto que liga todas as gerações, ajudando a população mais envelhecida a sentir-se útil e feliz e os mais novos a aprenderem com os avós.

A Dress a Girl Portugal tem como missão, levar cor e alegria para a vida de mulheres e crianças, através da costura.

Visa melhorar a qualidade de vida e dar sentido de utilidade a toda a comunidade, sobretudo à sénior através de encontros de costura inter-geracionais onde se costuram vestidos e calções que são doados a crianças carenciadas dos 2 aos 16 anos de todo o mundo. 

A Dress a Girl centra-se em 2 pilares:
Terapia ocupacional para as voluntárias que encontram um propósito ao costurar para uma criança carenciada.

Levar dignidade, autoestima, proteção e esperança às crianças dos 2 aos 16 anos de países carenciados através de um vestido ou calção novo e uma peça de roupa interior nova.

A Associação Dress a Girl Portugal possui experiência na interação, ocupação e envolvimento com a população sénior nos diversos projetos, sendo de especial importância no desenvolvimento de atividades cognitivas, a criatividade, na recuperação de um sentido de utilidade na vida de cada um e combate ao isolamento. Apresentam-se como o parceiro de confiança de municípios, universidades Sénior, centros de dia, lares de terceira idade, escolas, e outras entidades que pretendam implementar projetos diferenciadores de costura dirigidos a crianças de países carenciados.

O posicionamento é de constante inovação e desenvolvimento de programas e atividades de enriquecimento, de formação e de promoção, para que se consiga impactar cada vez mais mulheres em Portugal e crianças em países carenciados.

Com vista à prossecução dos objetivos, a Dress a Girl Portugal integra um conjunto de parceiros para o prosseguimento destes objetivos nomeadamente com a Câmara Municipal de Oeiras, a Câmara Municipal de Cascais, a Rede Social de Cascais, Município da Murtosa, de Pontével, de Salvaterra de Magos, de Vila Real, de Constância, Santas Casas da Misericórdia e agências de viagens entre outros.
Numa vida relativamente curta, a Dress a Girl Portugal já atingiu marcos significativos. Desde a fundação em 2016 tem crescido para servir dezenas de milhares de pessoas a nível nacional!
A Dress a Girl Portugal já entregou até hoje 85.596 vestidos e 47.116 calções, totalizando 132.712 crianças vestidas em 35 países num total de 436 missões.

Se reside ou trabalha em Rio Maior  ou arredores e ficou sensibilizado com esta Associação e quer ajudar quer em tempo e/ou bens a Dress a Girl, pode dirigir-se à Junta de Freguesia de Asseiceira e deixar o seu donativo, ou entrar em contacto com a Dª Olívia Carvalho. Tudo relativo à costura é necessário, botões, elásticos, linhas, restos de tecidos, roupa que já não usa, o grupo “Amigas das Quintas-feiras” agradecem toda a ajuda.

A Dress a Girl não aceita donativos em dinheiro, mas se vai de férias e quer ajudar, entre em contacto e pergunte se pode levar alguma doação para entrega.

Leia e assine o RM Jornal aqui.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.