Início>Atualidade>O Basquetebol chegou à Benedita em 2022
basquetebol

O Basquetebol chegou à Benedita em 2022

Na Benedita surgiu um novo clube de Basquetebol, os Benedita Hoopers, rompendo com décadas de existência exclusiva do futebol na freguesia, enquanto desporto coletivo.

Este jovem clube de basquetebol, deu os primeiros passos para a implementação da modalidade na Benedita neste início de época 2022/2023, contando já com cerca de 30 inscritos nas primeiras semanas de inscrições, provando que o Basquetebol tem lugar na maior freguesia do concelho de Alcobaça. 

Os órgãos sociais que foram eleitos nesta fase embrionária do clube são oriundos dos entusiastas e antigos praticantes de Basquetebol da Benedita e regiões vizinhas, formando uma equipa técnica e de gestão sólida, motivada e multifacetada, constituída da seguinte forma.

Direção: Renato Bernardino (Presidente e Treinador); Sérgio Cruz (Vice-Presidente e Preparador Físico); Olga Bernardino (Secretária/Tesoureira);

Mesa da Assembleia Geral:  Pedro Cruz (Presidente e Treinador); Sérgio Bandeira (Secretário e Fisioterapeuta); Cátia Henriques (Secretária da Mesa da Assembleia Geral); 

Conselho Fiscal: Cátia Silva (Presidente); Paulo Silva (Vogal e Treinador); Lisandro Bernardino (Vogal e Monitor).

Enquanto elementos exclusivamente técnicos estão, o David Carmo (ex-Jogador do Rio Maior Basket entre outras equipas da região), o António Spínola (ex-Jogador do RM Basket e Casa do Benfica de Rio Maior) e o Stephane Carvalho (Ex-Jogador em França), reforçando com seus conhecimentos e experiência o nosso clube.

Neste momento o clube está numa fase de implementação para a qual necessita de apoios e parcerias, promovendo também boas relações com todos os clubes de basquetebol da região, nomeadamente com o Rio Maior Basket, no sentido de estabelecer sinergias que promovam o basquetebol, seus atletas, dirigentes e treinadores. 

É de referir que os Benedita Hoopers são atualmente o único clube do concelho de Alcobaça a praticar a modalidade, esperando da parte do município e atores locais um apoio ao nível da iniciativa e coragem demonstradas. Os mentores do projeto, Renato, Olga e Lisandro Bernardino viram na Benedita uma oportunidade há muito desperdiçada na obtenção de novos talentos para o basquetebol e falta de diversidade de desportos coletivos. Com uma comunidade jovem escolar vibrante, a Benedita pode tornar-se uma referência também no basquetebol, como já o é noutras áreas. 

As nossas expectativas são aquelas que estão estampadas nas mentes dos jovens basquetebolistas do Concelho, que não gostam do futebol, do hóquei ou de outros desportos individuais e acompanharam efusivamente a brilhante prestação da nossa Seleção Feminina Sub-16, que ficou em 4º lugar no último Europeu. 

Em termos práticos, os Benedita Hoopers necessitam de espaço e horários adequados à prática do basquetebol nos diversos escalões, bem como material como bolas e equipamentos, para os quais esperam ter o apoio da administração local, bem como de alguns parceiros e patrocinadores. O Basquetebol tem o seu lugar no Concelho de Alcobaça e na Benedita, pelo que deve ser apoiado e fomentado. A grande ambição é ter os decisores do lado do projeto disponibilizando meios financeiros e materiais, sensibilizando a comunidade para a importância deste clube no futuro da região.

Leia e assine o RM Jornal aqui

Anúncio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.